TRE-TO recebe votos de escoteiros para a Votação Paralela

TRE-TO Escoteiros votação paralela
Escoteiro depositando o seu voto

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da comissão da Votação Paralela, realizou, neste sábado (6), a recepção de votos em cédulas preenchidas pelo Grupo Escoteiros Tocantins para o processo de Votação Paralela, no auditório do Regional.

A votação paralela é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas. O objetivo é garantir à sociedade a lisura no processo de captação e contabilização do voto pela urna eletrônica.

De acordo com o presidente do Grupo Escoteiro do Tocantins, Fernando Rodrigo Superti, a participação dos escoteiros na Votação Paralela é relacionada à atividade de ser um escoteiro. "O voto é um ato de cidadania e trabalhamos com a formação do caráter da criança, adolescente, que é escoteiro. O cidadão tem que buscar contatos com atos de cidadania e participar das Eleições, exercer seu direito", disse.

A escoteira Giulia Barbosa, 14, afirma que “uma das coisas do escoteiro é ajudar a pátria e participar da votação ajuda no nosso estado e é importante para nós."

Após a votação em cédula de papel pelos escoteiros, aconteceu a explicação de como funciona o processo pelas servidoras componentes da comissão de Votação Paralela, Cristiane Regina Boechat Tose (Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP), Maria Zita Rodrigues Vilela Dias (Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação-SJI). Durante a explanação, foi destacado que apesar da urna estar preparada para a votação, a urna só aceita a votação a partir das 8h do domingo (7).

Também foi exibido vídeo elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que aborda uma retrospectiva de como aconteceu a aquisição do direito do voto e sua importância para o cidadão.

(P.V.)

Saiba mais sobre a Votação Paralela AQUI.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido