TRE-TO acompanha o início da revisão biométrica nas Zonas Eleitorais de Colinas e Guaraí

TRE-TO Início do recadastramento biométrico em Colinas do Tocantins
Iniciou nessa terça-feira (28/7) a revisão biométrica na 4ª Zona Eleitoral (ZE), que abrange os municípios de Colinas do Tocantins, Bernardo Sayão, Brasilândia e Juarina, e 6ª ZE, composta por Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Presidente Kennedy e Tupiratins.

Em Colinas, nas primeiras horas foram realizados 13 atendimentos sendo, 6 revisões, 2 alistamentos e 5 transferências.

Para o eleitor, Francisco das Chagas Pereira de Araújo, a biometria tem grande importância. “Com essa forma de identificação por meio de digitais creio que o processo de escolha garante mais segurança no momento do voto”, comentou.

Reunião Colinas do Tocantins

Para iniciar os trabalhos, a juíza Grace Kelly Sampaio, titular da 4ª ZE, reuniu-se nesta tarde com representantes partidários, prefeitos, lideranças políticas, veículos de imprensa e servidores do Cartório e Secretaria, para discutir demandas administrativas do processo, requisição de pessoal, transporte de eleitores, divulgação e convênios, bem como o atendimento itinerante nos municípios que compõem a Zona Eleitoral.

A juíza cumprimentou os presentes e reforçou a importância da parceria com as universidades por meio do Programa Estagiário/Voluntário, bem como dos veículos de comunicação para a divulgação do recadastramento biométrico. “As parcerias com as universidades e veículos de imprensa irão colaborar com a conscientização do eleitorado, contribuindo assim, para o sucesso da biometria na 4ª Zona Eleitoral”, disse.

A solenidade foi acompanhada pelo Diretor-Geral, Flávio Leali, o Secretário de Administração e Orçamento, Teodomiro Amorim, o Coordenador de Sistemas Eleitorais, Edison Leão, o Colaborador da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais, Rogério Nogueira, a Assessora de Comunicação Social e Cerimonial, Lara Alves Araújo, os servidores do Cartório, Odenilton Tavares, Maria Aparecida Morais e Denilson Castro e os Prefeitos: João Gomes Nepomuceno (Bernado Sayão), Antônio Pereira da Silva (Juarina) e a advogada Flaviana Magna representando a prefeitura de Colinas do Tocantins.

Cronograma de Recadastramento

No dia 4/8 o cadastramento biométrico acontecerá nas Zonas Eleitorais com sede em Cristalândia (13ª ZE) e Taguatinga (17ª ZE). Seguindo o cronograma, no dia 12/8 a biometria ocorrerá nas Zonas Eleitorais com sede em Paranã (18ª ZE), Natividade (19ª ZE),  e Arraias (22ª ZE).

Documentos Necessários

Para realizar o procedimento, o eleitorado deve levar documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço nos respectivos cartórios eleitorais. Não serão aceitos documentos de habilitação e o novo modelo de passaporte.

Agendamento

O eleitor também pode agendar seu atendimento por meio do número 0800 6486 800 e também pelo portal: www.tre-to.jus.br.

Como acontecerá?

A revisão iniciará em caráter ordinário, ou seja, não há a obrigatoriedade, neste primeiro momento, do eleitor se dirigir ao Cartório Eleitoral para realizar seu recadastramento. Serão revisados aqueles que procurarem os serviços da Justiça Eleitoral para, por exemplo, realizarem seu alistamento eleitoral, revisão de dados e documentos, transferência de domicílio eleitoral, expedição de 2ª Via de título de eleitor e expedição de certificado de quitação eleitoral.

Quarta fase

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Resolução 324 de 14 de maio de 2015, autorizou 12 (doze) Zonas Eleitorais do Tocantins a procederem com a atualização ordinária do cadastro eleitoral com a identificação biométrica. Desta forma, os eleitores serão reconhecidos, nas eleições, por meio de suas digitais. Ao todo, serão 53 municípios, totalizando cerca de 280 mil eleitores.

A primeira etapa da 4ª Fase do recadastramento biométrico no Tocantins foi iniciada no mês de junho deste ano, nas Zonas Eleitorais (ZE’s) com sede em Dianópolis (25ª ZE), Porto Nacional (3ª ZE), Novo Acordo (35ª ZE), Miracema do Tocantins (5ª ZE) e Miranorte (28ª ZE).

Na segunda etapa da 4ª fase, iniciada nessa segunda-feira (27/7), serão contempladas as Zonas Eleitorais de Colinas do Tocantins (4ª ZE), Guaraí (6ª ZE), Cristalândia (13ªZE), Taguatinga (17ª ZE), Paranã (18ª ZE), Natividade (19ª ZE) e Arraias (22ª ZE).

Com o término dessa fase, o Tocantins terá cerca de 70% de seu eleitorado votando por meio da identificação das digitais.


 
(Gilsiandry Carvalho / ASCOM– TRE-TO)
icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido