Justiça Eleitoral do Tocantins alcança mais de 100% da meta do TSE para a biometria

Justiça Eleitoral do Tocantins alcança mais de 100% da meta do TSE para a biometria

O Tocantins inicia a semana com um número importante, 648.045 mil eleitores cadastrados biometricamente, ou seja, 63% dos votantes já utilizarão o método de segurança, que os identifica de forma única por meio das digitais, nas próximas eleições. A conquista garantiu que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins se tornasse o segundo do país a alcançar 100% da Meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estipulada para cada Regional. Em dados específicos o TRE-TO registrou nesta segunda-feira (29/2) 256.581 mil novos recadastramentos biométricos,100,62% da meta, que era cadastrar biometricamente 255,009 entre os anos de 2015/2016.  


A presidente do Regional, desembargadora Ângela Prudente, avalia o avanço como resultado do trabalho que vem sendo desempenhado por todos os servidores nos 35 cartórios, em especial das 12 zonas eleitorais que passam por Revisão Eleitoral. “A biometria, além de meta do TSE, é uma prioridade para a Justiça Eleitoral do Tocantins, em 2015 iniciamos a 4ª Fase, juntamente com a Revisão obrigatória em 12 zonas, mas também estamos com frentes de atuação nos demais cartórios de forma ordinária. Por tanto, esse resultado é reflexo do trabalho e empenho dos servidores e também dos colaboradores cedidos. Um compromisso do TRE-TO com a legitimidade e segurança das eleições e para com os eleitores do nosso Estado”, ressalta.      


O segundo lugar no ranking do TSE veio 5 dias antes do fim do prazo da Revisão Eleitoral Obrigatória e Recadastramento Biométrico. Por meio da Resolução 324 de 14 de maio de 2015, 53 municípios distribuídos em 12 zonas eleitorais no Tocantins iniciaram a atualização do cadastro eleitoral com a identificação biométrica. O prazo encerra na próxima sexta-feira (4/3), e a expectativa é aumentar até lá ainda mais o número de eleitores recadastrados biometricamente.


Para promover e garantir o acesso dos eleitores inúmeras ações já foram realizadas, como atendimentos itinerantes, divulgação maciça nos meios de comunicação (Tv, rádios, whtasapp, jornal impresso, sites e redes socais), panfletagens, carro de som, reuniões com lideranças políticas, líderes comunitários, igrejas e agentes de saúde.


“Não medimos esforços para que o eleitor se conscientizasse da sua obrigação eleitoral e da importância do seu título de eleitor. E nessa reta final estamos reforçando todas as 12 zonas eleitorais com servidores das secretarias do TRE, de modo a atender até o último eleitor que comparecer aos cartórios nesta sexta-feira”, reforçou a presidente Ângela Prudente.     

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido