Resultado das eleições 2016 será ainda mais rápido com o JE Connect

Resultado das eleições 2016 será ainda mais rápido com o JE Connect

Resultado das eleições 2016 será ainda mais rápido com o JE Connect
Encontro reuniu técnicos de 14 TREs (Foto: Lucas Nascimento)

Agilidade no resultado das eleições e economia com equipamentos de informática e logística. São algumas das vantagens do JE Connect, criado em 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e que nas eleições 2016 será utilizado por todos os 27 regionais brasileiros.


Para aperfeiçoar o seu desempenho e avaliar as funcionalidades do JE Connect, técnicos de 14 TREs iniciaram, na manhã desta segunda-feira (27/6), no anexo I do Tribunal, uma série de testes no sistema. Os treinamentos prosseguem até quarta-feira à tarde e na quinta-feira (30/6) e sexta-feira (1º/7), todos os demais membros de Tecnologia da Informação dos demais TREs estarão em Palmas para finalizar a fase de testes e emitir o novo conceito do sistema e a elaboração do plano de contingência nacional para a solução.


Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Jader Gonçalves, o sistema a cada ano que passa está sendo aperfeiçoado para garantir mais segurança e celeridade ao pleito, sendo o teste, a última etapa antes das eleições 2016.


O servidor Marcelo Charan, do TRE do Paraná, destacou a importância do JE Connect para a Justiça Eleitoral. “Temos muito a comemorar, pois o sistema reduziu bastante os custos com  equipamentos, transporte e logística. Além disso, temos a agilidade no resultado das eleições”, disse.


JE Connect

O sistema JE Connect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, conforme a Portaria do TSE 334, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral.


A praticidade do sistema está na característica de que pode ser transportado em um pendrive. Com isso, há mais garantias de uma rápida e segura apuração e divulgação total dos votos, que podem ser enviados a partir de qualquer computador conectado ao Tribunal Eleitoral, em rede Virtual Private Network (VPN).


Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

 

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido