Servidores do TRE-TO participam de curso sobre Gestão de Risco nas Organizações

Servidores do TRE-TO participam de curso sobre Gestão de Risco nas Organizações

Para atender às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) e à norma ISO 9:001, da qual o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO)  está inserido desde 2008, servidores do Regional participam de capacitação sobre Gestão de Riscos, ministrada pelo consultor especialista em governança Eduardo Person Pardini. O curso acontece no anexo I do TRE-TO desde segunda (23/5) e termina nesta quarta-feira (25/5).

A capacitação visa definir uma política de Gestão de Riscos para o Tribunal, onde para cada processo mapeado sejam definidos os objetivos e para cada objetivo sejam mapeados os riscos visando o acompanhamento de todo o ciclo, com as auditorias do controle interno e do SGQ.

Segundo a assessora de Pesquisa e Qualidade, Silvia Helena, o assunto é novo mais é algo que vai nortear a governança corporativa.  “Como o Tribunal tem a certificação de qualidade e o nosso controle interno tem agora que auditar baseado em riscos, essa metodologia é de suma importância que todos entendam”, afirmou.

 O palestrante Eduardo Person explicou a importância do treinamento para os servidores. “O que a gente quer fazer com o gerenciamento de risco é transformar isso em rotina para o dia-a-dia das pessoas para que um dia o comitê possa sair de cena e as operações continuem sendo realizadas dessa maneira e eu tenha só um monitoramento contínuo através dos medidores de desempenho e o monitoramento independente realizado pela auditoria interna”, destacou.

Para Jader Gonçalves, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, o  gerenciamento de riscos de uma organização é um dos pilares para que ela possa entregar o que ela se propõe para a sociedade. “Toda parte de gerenciamento de risco tem como objetivo a conformidade e a entrega do objetivo e missão da instituição”, finalizou. 

 

(ASCOM TRE-TO)

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido