Jovem Eleitor! Aliste-se e ajude a mudar a história do seu País

Jovem Eleitor! Aliste-se e ajude a mudar a história do seu País

A Justiça Eleitoral realiza até o próximo dia 1º de abril uma campanha de conscientização para o alistamento eleitoral de jovens na faixa etária dos 16 aos 18 anos. O mais novo estado da federação, o Tocantins, apresenta um perfil de eleitorado tipicamente jovem. Para atender esse público, os 35 cartórios eleitorais do estado estão com as equipes de trabalho mobilizadas por conta do fim do cadastro eleitoral, que encerra no dia 4 de maio.

Nos últimos anos eleitorais os jovens tiveram boa representatividade. Em 2014 foram 22.477 eleitores entre 16 a 17 anos. Em 2012, o número de eleitores cadastrados menores de 18 anos chegou a 37.974, correspondendo a 4% do eleitorado do Estado. Já no ano de 2010, havia 29.444 cadastros, equivalente a 3%. Em 2008, o número de eleitores entre 16 a 17 anos somavam 38.293, que correspondia a 4% do eleitorado. Eles têm o direito garantido pela Constituição Federal, embora o voto para a faixa etária seja facultativo.

Cenário

A campanha nacional tem mobilizado alguns jovens a comparecerem ao cartório. Na 29ª zona eleitoral de Palmas, o estudante Mateus Souza Marques, que vai completar 16 anos em setembro, acredita que com o seu voto poderá ajudar o País. “Foi uma decisão minha mesmo. Acho que com o meu voto posso ajudar a melhorar o País”, disse.

O estudante Alysson Mateus tem 17 anos, também compareceu ao cartório de Palmas e fez o seu alistamento. Para ele o documento é importante porque está em busca do primeiro emprego e acredita que o Título Eleitoral irá ajudá-lo. “Acho que ele vai ajudar bastante, principalmente para eu ingressar em programas de incentivo ao primeiro emprego”, explicou.

A busca de Grasielly Amaral Fernandes, 17 anos, também é em razão do mercado de trabalho, saiu satisfeita com o título na mão. “O atendimento da Justiça Eleitoral é excelente. Além disso, acho que o voto vai ajudar a melhorar a cidade, o estado e o país”, disse.

O Analista Judiciário, Adilson Cunha Silva, Mestre em Direito Privado e Econômico e especialista em Direito do Estado e Direito Civil, fez uma análise da importância da participação do jovem eleitor na vida política do País. O servidor também é professor de Ciência Política e Teoria Geral do Estado em uma faculdade particular de Palmas.  “Considerando a atual crise sistêmica no plano político e econômico, a importância do sufrágio, que é o direito de escolher através do voto aquele que irá representar o povo no exercício de cargos eletivos, o jovem eleitor surge como um dos vetores de mudança, não só de percepção da realidade, mas também de transformação da velha política, que vem sendo praticada há décadas”, avaliou.

O professor também alertou sobre a importância da manifestação nas urnas de forma consciente. “O jovem, que reclama tanto por responsabilidade e direitos a serem assumidos por eles, têm que se manifestar nas urnas de maneira ativa, mas para isso precisa se alistar no cartório eleitoral até o dia 4 de maio desse ano, tornando-se de fato e de direito cidadão brasileiro, detentor do direito político ativo”, avaliou.

Campanha

O alistamento eleitoral de jovens de 16 a 18 anos incompletos ganhou um destaque especial na Semana do Jovem Eleitor, que começou nesta segunda-feira (28) e se estenderá até o dia 1º de abril, sexta-feira. Com a veiculação de campanhas de conscientização voltadas aos jovens veiculadas em rádio, TV e redes sociais, a Justiça Eleitoral pretende despertar nessa faixa etária o compromisso com a participação na vida política do país.

Serviço

Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que desejem tirar o Título Eleitoral devem se dirigir a um cartório eleitoral levando consigo um documento de identificação oficial com foto (passaportes e carteiras de habilitação não são aceitas) e um comprovante de residência. O alistamento ou a mudança de domicílio eleitoral poderão ser feitos até o dia 4 de maio.

 

Lília Mara (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido