Ação de incentivo ao Voto consciente movimenta eleitores de Palmas

Dona Eleição capa

Para conscientizar os eleitores sobre a importância do voto, a Justiça Eleitoral promoveu em seis capitais brasileiras uma ação do Voto Consciente.  Foram instaladas urnas eletrônicas em locais estratégicos, para estimular a participação do cidadão não apenas nas eleições, mas nos destinos de suas cidades.

Em Palmas, a ação contou com a participação da Dona Eleição, personagem criada pelo TRE-TO que está levando por meio das redes sociais, orientações sobre as Eleições 2016.

Os pontos escolhidos na Capital Tocantinense foram a Avenida Tocantins, em Taquaralto, Palmas Shopping e Feira Coberta da 1.106 Sul. Os eleitores foram convidados a responder na urna eletrônica duas questões: “O que você quer melhorar na sua cidade?” e “Você sabe quem pode resolver isso?”. A prática estimulou o eleitor a refletir o quanto é importante votar consciente e estimular a sua efetiva participação na sociedade.

A presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, acompanhou uma das ações do Projeto Voto Consciente e ao falar a estudantes ressaltou a importância da campanha. “Neste momento, em que estamos às vésperas de elegermos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos, é importante o eleitor ter a consciência de sua atuação no processo eleitoral. Essa ação, com certeza irá contribuir bastante para o fortalecimento da democracia por meio do exercício do voto”, disse.

Para a dona de casa Maria Oliveira, essa ação é muito importante pra que as pessoas tenham em mente a importância do voto. “Tem que analisar muito bem as propostas dos candidatos, porque eles serão nossos representantes por quatro anos”, ressaltou.

“O único modo de mudarmos nossa cidade e o nosso país é através do voto, pois esse é o maior exercício da democracia”, afirmou o estudante Ítalo Marcel, de 17 anos.

Estados

Além da capital Palmas, os estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais,  Paraná e São Paulo também realizaram a ação sobre o voto consciente.

A ação inédita só foi possível graças à parceria firmada entre a Assessoria de Comunicação do TSE e a Secretaria de Tecnologia da Informação dos Tribunais Regionais que, juntos, criaram um programa específico com as perguntas elaboradas pelos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido