Em parceria com o TSE, TRE-TO realiza nesta quinta-feira ação de incentivo ao voto consciente

Urna Eletrônica

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realiza nesta quinta-feira (29/9), em Palmas, uma ação de conscientização da importância do voto. O ato acontecerá em três lugares, sendo realizado pela manhã na Avenida Tocantins em Taquaralto a partir das 8h, às 12h no Palmas Shopping e pela tarde, às 17h, na Feira Coberta da 1106 Sul.

O evento contará com a participação da Dona Eleição, personagem criada pelo TRE-TO que está levando por meio das redes sociais, orientações sobre as Eleições 2016, buscando incentivar o voto consciente.

Para destacar esse papel fundamental do eleitor, os Regionais da Bahia, Goiás, Minas Gerais e Paraná também realizarão ação. Serão instaladas urnas eletrônicas em locais estratégicos onde os eleitores serão convidados a responder duas questões: “O que você quer melhorar na sua cidade?” e “Você sabe quem pode resolver isso?”. O objetivo da ação é estimular a participação do cidadão não apenas nas eleições, mas nos destinos de sua cidade. “Para isso, é fundamental conhecer o candidato, a vida pregressa e não se submeter à compra de votos”, destaca a assessora-chefe de comunicação do TSE, Giselly Siqueira.

A ação inédita só foi possível graças à parceria firmada entre a Assessoria de Comunicação do TSE e a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal que, juntos, criaram um programa específico com as perguntas elaboradas pelos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.

Redes Sociais

Além da ação de mobilização nas sete capitais, o TSE e o Ministério Público Eleitoral (MPE) se unirão no mesmo dia para realizar uma mobilização via redes sociais sobre o tema. O “tuitaço” #VotoConsciente também irá promover a importância da vigilância do cidadão e a necessidade de denunciar irregularidades que sejam identificadas.

Ao reunir diversas instituições envolvidas no processo eleitoral, assim como representantes da sociedade civil e formadores de opinião, a ação também buscará deixar claro que a escolha feita na eleição afeta o que acontece nos próximos quatro anos. Dessa forma, o cidadão deve estar vigilante e denunciar as irregularidades.

A ação irá envolver todos os Tribunais Regionais, assim como todas as Procuradorias Regionais, além de diversas outras instituições públicas e privadas convidas. O Twitter Brasil apoia a ação e irá auxiliar em sua divulgação.

SERVIÇO:

TRE-BA

10h00 às 12h00 - Shopping Center Lapa (Rua Portão da Piedade, 155, Centro)

TRE-GO

10h00 às 17h00 - Araguaia Shopping (Rua 44, 399, Setor Central)

TRE-MG

7h00 às 13h30 - Rodoviária de Belo Horizonte (Praça Rio Branco, 100)

TRE-PR:

11h00 às 13h00 - Praça Rui Barbosa, Centro

TRE-TO

08h00 – Taquaralto – Av. Tocantins

12h00 – Palmas Shopping – Quadra 101 sul, rua NSA, conjunto 2, lote 10 – Plano Diretor Sul

17h00 – Feira Coberta – APM6, quadra 1.106 sul

Tuitaço #VotoConsciente

Todos são convidados a tuitar, no dia 29 de setembro, a partir das 17h, sobre a importância do voto consciente usando a #VotoConsicente. Para saber mais, entre em contato pelos e-mails imprensa@tse.jus.br ou pgr-noticias@mpf.mp.br.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido