Mesários do interior que residem em Palmas são treinados na sede do TRE-TO

Treinamento dos mesários do interior
Foto: Lucas Nascimento

Cerca de 30 mesários, que atuarão no interior do Tocantins, participaram na tarde desta sexta-feira (23/09), de treinamento especial realizado por integrantes da Comissão de Treinamento de Mesários, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O diferencial é que o grupo é formado por pessoas que moram em Palmas, mas mantêm vínculo eleitoral com outros municípios. A iniciativa permitiu que os mesários fossem treinados na capital, evitando o deslocamento dos mesmos antes das eleições para a capacitação.

Segundo a assessora de gestão da qualidade, Silvia Helena Dias, esse treinamento é igual aos realizados nas zonas eleitorais, abordando os mesmos tópicos a fim de que todos os mesários estejam capacitados para o dia das eleições. “No treinamento eles aprendem sobre acessibilidade, como atender os eleitores com prioridades, qual a função de cada mesário dentro da seção, como lidar com os fiscais, como imprimir a zerésima e toda a parte prática do processo”, explicou Silvia.

A auxiliar administrativa Marêssa Marilde Carvalho, que irá atuar como secretária nessas eleições na 7ª ZE de Paraíso do Tocantins, contou que a oportunidade de assistir o treinamento em Palmas facilitou muito. “Evitou que eu tivesse despesas financeiras me deslocando até a minha ZE de votação e atuação. Além disso, o treinamento é igual ao que foi passado na minha zona eleitoral de forma que aprendi tudo sobre o que devo fazer no dia da eleição”, afirmou.

 

Por Zeus Bandeira – Estagiário

Revisado por Kézia Reis (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido