Auditoria interna prepara TRE-TO para recertificação visando gerenciamento contínuo dos processos

Auditoria interna prepara TRE-TO para recertificação visando gerenciamento contínuo dos processos

Abertura auditoria interna
Diretor-geral José Machado, auditores e secretários durante abertura dos trabalhos nesta segunda-feira (28/8) (Fotos: Lucas Nascimento)

 

Visando manter a certificação ISO 9:001 e o selo do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) o Tribunal Regional do Tocantins iniciou nesta manhã a auditoria interna,  garantindo assim  a continuidade da prestação de serviços com qualidade aos eleitores tocantinenses. Por esse motivo, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral, José Machado dos Santos, o auditor líder Tadeu Figuera, e os auditores Amilton Pinheiro e Luís Cláudio, do TRE de Goiás, se reuniram com secretários, coordenadores, chefes de seção e assessores, na manhã desta segunda-feira (28/8), para dar início aos trabalhos de auditoria no Regional.

Durante a abertura, o diretor-geral José Machado enfatizou a importância da colaboração de todos os servidores no processo de gestão da qualidade e ainda destacou os avanços que o Regional vem obtendo. “Criamos nosso modelo de gestão de risco e estamos trabalhando para reduzi-lo. Hoje estamos acima de 90% de confiança em nossos serviços, medido por meio de pesquisa de satisfação ao eleitor. A qualidade tem que fazer parte do DNA da instituição. Nada está tão bom que não possa melhorar. Vamos trabalhar juntos para tentar dar o melhor para a sociedade”, avaliou.

O auditor líder Tadeu Figuera agradeceu o convite e elogiou o desempenho da direção geral do TRE-TO na transmissão do conhecimento sobre o Sistema de Gestão da Qualidade da instituição e ressaltou que o momento será uma oportunidade de avaliar aonde se quer chegar e o que se pode melhorar. “Temos que observar o que é benéfico para a sociedade e o porquê estamos colocando determinado produto no mercado. Administrar é planejar para produzir  para mais pessoas com custos menores. Então, o processo é eficaz quando se consegue o resultado esperado e o auditor tem o papel de mostrar como utilizar esses processos”, avaliou Figuera.

Novidade

A auditoria interna entra em nova fase, dessa vez para recertificação da nova norma NBR ISO 9001:2015, onde será avaliada a forma como cada gerente de processo está trabalhando para promover o resultado esperado. Para o auditor líder Tadeu Figuera, é necessário avaliar como cada produto está sendo gerado.

O TRE-TO está no 5º ciclo de certificação da Qualidade, tendo o Sistema de Gestão da Qualidade validado pelos institutos ICQ Brasil, Bureau Véritas, Falcão Bauer e do Instituto Totum que acompanha por meio de auditorias todo andamento do sistema. 

Durante os dois dias a equipe irá verificar os trabalhos por meio de entrevistas, observação das atividades, equipamentos, ferramentas, materiais, análise de dados e indicadores e de documentos e registros. Confira programação abaixo:

 Plano de auditoria interna para segunda-feira (28/8):

Processos/unidades/atividades

horário

Reunião de abertura

8h00

Alta direção e planejamento estratégico

8h30

Assessoria da Qualidade

9h30

Orçamento para Eleições

13h00

Planejamento das Eleições

13h00

Diplomação

13h00

Comunicação ASCOM

14h00

Ouvidoria

14h00

Gestão de Bens e Serviços

14h00

Gestão de Pessoas – Alocar e Desenvolver Pessoas

15h00

Gestão de Urnas

15h00

Votação

15h00

Apuração

16h00

Logística para as Zonas Eleitorais

16h00

 

Plano de auditoria interna para terça-feira (29/8)

Processos/unidades/atividades

horário

Cadastro dos eleitores

8h00

Atendimento ao eleitor

9h00

Inspeção

9h00

Infraestrutura tecnológica

10h00

Trâmite processual judicial (1º grau)

11h00

Trâmite processual judicial (2º grau)

13h00

Votação paralela

14h00

Prestação de contas eleitorais

14h00

Assessoria da qualidade

15h00

Reunião de encerramento

17h30

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido