Auditoria interna prossegue na tarde desta segunda-feira (28/8) em 11 processos de gestão

Auditoria interna prossegue na tarde desta segunda-feira (28/8) em 11 processos de gestão

Auditoria interna prossegue na tarde desta segunda-feira (28/8) em 11 processos de gestão
Auditor líder Tadeu Figuera verifica trabalhos na Ouvidoria Eleitoral (Fotos: Lucas Nascimento)

Mais onze processos foram auditados na tarde desta segunda-feira (28/8) durante a auditoria interna para manter a certificação ISO 9:001 e o selo do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins,  garantindo assim  a continuidade da prestação de serviços com qualidade aos eleitores tocantinenses.

 

O auditor líder Tadeu Figuera, Amilton Pinheiro e Luís Cláudio, do TRE de Goiás, iniciaram a tarde na Secretaria de Administração e Orçamento, com o processo Orçamento para as Eleições e Planejamento para as Eleições. Em seguida a avaliação foi realizada no processo Diplomação, Comunicação e Ouvidoria. O servidor Henrique Romero, da Ouvidoria destacou os produtos e serviços realizados pela seção e a importância deles para a consolidação da missão e visão da instituição. “Temos a missão de ouvir o cliente da Justiça Eleitoral, satisfazê-los e promover a melhoria nos serviços por meio da escutativa. Para isso promovemos audiência públicas em escolas e faculdades, elaboramos cartilhas informativas para nos aproximarmos cada vez mais do eleitor”, avaliou. 

 

O auditor líder Tadeu Figuera conheceu as ferramentas de trabalho da Ouvidoria fazendo suas considerações e apontando que o segredo de uma boa gestão é ser eficaz e eficiente.

 

Em seguida a equipe se descolocou para realizar os procedimentos de auditoria no processo Gestão de Bens e Serviços, sob a responsabilidade do servidor Márcio Santiago, que ofereceu à equipe um panorama das atividades realizadas pelo setor, as técnicas utilizadas para se obter os resultados estabelecidos no Planejamento Estratégico do Regional.

 

O processo Gestão de Pessoas – Alocar e Desenvolver Pessoas -  também foi avaliado pelo auditor Tadeu Figueira, que observou a importância do treinamento dos servidores e o desempenho destes após a transmissão do conhecimento. “Temos que considerar qual a importância desse investimento, se ele trouxe o retorno esperado para a instituição, se tudo que precisei que ele fizesse ele está fazendo”, ponderou. A secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Boechat Tose ressaltou: “é o treinamento para o resultado. Saber se houve envolvimento após a entrega”.

 

Para finalizar os trabalhos a equipe se dirigiu até a Central de Urnas para conhecer e avaliar os processos: Gestão de Urnas, Votação, Apuração e Logística para as Zonas Eleitorais. Os auditores fizeram suas considerações com relação à segurança, climatização, acessibilidade e acesso aos sistemas de administração interno.

 

Novidade

A auditoria interna entra em nova fase, dessa vez para recertificação da nova norma NBR ISO 9001:2015, onde será avaliada a forma como cada gerente de processo está trabalhando para promover o resultado esperado. Para o auditor líder Tadeu Figuera, é necessário avaliar como cada produto está sendo gerado.

 

O TRE-TO está no 5º ciclo de certificação da Qualidade, tendo o Sistema de Gestão da Qualidade validado pelos institutos ICQ Brasil, Bureau Véritas, Falcão Bauer e do Instituto Totum que acompanha por meio de auditorias todo andamento do sistema. 

 

Durante os dois dias a equipe irá verificar os trabalhos por meio de entrevistas, observação das atividades, equipamentos, ferramentas, materiais, análise de dados e indicadores e de documentos e registros. Confira programação abaixo:

 

Plano de auditoria interna para terça-feira (29/8)

Processos/unidades/atividades

horário

Cadastro dos eleitores

8h00

Atendimento ao eleitor

9h00

Inspeção

9h00

Infraestrutura tecnológica

10h00

Trâmite processual judicial (1º grau)

11h00

Trâmite processual judicial (2º grau)

13h00

Votação paralela

14h00

Prestação de contas eleitorais

14h00

Assessoria da qualidade

15h00

Reunião de encerramento

17h30

 

 Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido