Juiz federal Adelmar Aires é empossado como membro do TRE-TO

Juiz federal Adelmar Aires é empossado como membro do TRE-TO

Posse Juiz Federal Adelmar Aires

Foi empossado na manhã desta quarta-feira (6/12), o juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva como membro titular da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), para o biênio 2017/2019. O novo membro foi empossado em gabinete pelo Presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas.

Em seu pronunciamento, o empossado destacou a honra em compor a Corte do TRE-TO. “Reafirmo o compromisso do juramento que acabei de prestar e a firme disposição de trazer uma modesta contribuição da Justiça Federal para o engrandecimento desta Corte Eleitoral”, disse.                      

O presidente do Regional tocantinense, desembargador Marco Villas Boas recebeu com alegria o novo membro da Corte. “Na atual conjuntura, onde vivemos uma crise na política, precisamos de magistrados valorosos e com profundo conhecimento jurídico como o Juiz Adelmar Aires, garantindo um Judiciário cada vez mais capacitado, reforçando sua credibilidade junto a comunidade”, afirmou.

A trajetória profissional do juiz federal ainda foi ressaltada por outros membros da Corte Eleitoral. A vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, afirmou “é um magistrado que conhece bem a realidade do nosso Estado, sua competência e notório saber jurídico engrandecerá a Justiça Eleitoral”. 

José Machado dos Santos, diretor-geral do TRE-TO, ressaltou ainda que o empossando “é um pai e marido dedicado e exemplar, um amigo leal, homem simples e de caráter excepcional”.  

Presentes

A solenidade de posse foi acompanhada ainda pela Vice-Presidente e Corregedora, Desembargadora Ângela Prudente; pelo Ouvidor Regional Eleitoral, Juiz Agenor Alexandre da Silva; pelo Juiz membro Rubem Ribeiro de Carvalho; pelo Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral, Juiz Henrique Pereira dos Santos; Juíza Membro, Ângela Issa Haonat; pelo Procurador Regional Eleitoral, Alvaro Lotufo Manzano, pelo Juiz Membro Substituto, Márcio Gonçalves Moreira e pelo diretor-geral José Machado dos Santos.

Currículo

Adelmar Aires é formado em bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Tocantins. Exerceu as funções de Escrivão Judicial da Comarca de Ponte Alta do Tocantins (1994-1997); Escrivão Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral (1997); Escrivão Judicial da comarca de Porto Nacional (1997 a 1998) e Escrivão Judicial da Comarca de Palmas (1998 a 2002).

Também exerceu a função de Consultor de Conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (2003), atuou como Procurador Federal, Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional, Juiz de Direito Substituto da Comarca de Tocantinópolis, Juiz de Direito Titular da Comarca de Ponte Alta do Tocantins, Juiz Eleitoral da 26ª ZE, Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Adelmar ainda foi Membro e Presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Tocantins; Juiz Federal Titular da Subseção Judiciária de Redenção; Juiz Federal Titular da 4ª e 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins. Exerceu o magistério superior na Faculdade Católica do Tocantins e Faculdade Objetivo lecionando Direito constitucional e Direito Processual.

 

ASCOM – TRE-TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido