Tocantins 100% biométrico: Presidente do TRE-TO alerta comunidades da 26ª ZE de Ponte Alta do Tocantins sobre consequências do não cadastramento

Tocantins 100% biométrico: Presidente do TRE-TO alerta comunidades da 26ª ZE de Ponte Alta do Tocantins sobre consequências do não cadastramento

Eleitor da 26ª  ZE de Ponte Alta do Tocantins durante recadastro biométrico
Audiência pública em Ponte Alta do Tocantins (Fotos: Lucas Nascimento)

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente realizou, na manhã desta segunda-feira (20/2), audiência pública com líderes políticos, comunitários e religiosos da 26ª Zona Eleitoral de Ponte Alta do Tocantins, para esclarecer a importância do cadastro biométrico e sensibilizar a comunidade para o cumprimento das metas e a devida regularização com a Justiça Eleitoral. A reunião contou com a participação de autoridades de Ponte Alta, Pindorama e Mateiros, municípios integrantes da ZE.

 

A magistrada registrou a importância da participação de toda a sociedade da região, mobilizando os eleitores para que não deixem de comparecer ao cartório, tendo em vista as consequências após o cancelamento do Título de Eleitor, como a perda de benefícios sociais e a oportunidade de ingressar em concursos públicos, contrair financiamentos em instituições de ensino e bancárias, entre outros. “Estamos finalizando o primeiro mês do cadastro biométrico, iniciado dia 1º de fevereiro e apenas 20% dos eleitores da região atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral. Nesse momento é importante ressaltar que o não comparecimento vai gerar o cancelamento do título, proporcionando aos cidadãos consequências desastrosas para o seu dia a dia. Por isso é importante os senhores se atentarem aos prazos e mobilizarem as comunidades”, disse a presidente ao se dirigir às autoridades políticas presentes.

 

O juiz eleitoral da 26ª Zona Eleitoral, Jordan Jardim, lembrou-se das peculiaridades da região, conhecida como Portal do Jalapão e que apresenta locais de difícil acesso. “Em termos territoriais a 26ª ZE é a maior do Estado. A Revisão Eleitoral e Cadastramento Biométrico são obrigatórios, por isso a gente depende muito da colaboração de todos para o sucesso da biometria, pois os eleitores estão pulverizados em regiões de difícil acesso. Conclamamos todos os prefeitos, secretários e agentes sociais para se empenharem nesse trabalho de divulgação e mobilização”, disse.

 

O promotor eleitoral Leonardo Valério também participou da audiência e se colocou à disposição das prefeituras para um trabalho eficiente. “O tempo é pouco e por isso a importância da colaboração de todos. Vocês terão todo o apoio do Ministério Público Eleitoral”, ressaltou.

 

Interação

Durante a audiência os presentes puderam fazer sugestões e tirar dúvidas com relação à logística de atendimento nas regiões mais distantes, apoio técnico e parcerias. A diretora da Escola Estadual Adolfo Soares, de Ponte Alta do Tocantins, Zuleide Sousa Soares se colocou à disposição da Justiça Eleitoral e disse que a biometria é uma oportunidade para as pessoas se regularizarem. “Tudo isso mostra que a instituição está preocupada com a segurança dos dados. É um momento importante para todos nós. Vamos mobilizar o maior número de pessoas possível para comparecerem ao cartório o quanto antes”, disse.

 

Conhecida como Portal do Jalapão, a região da 26ª Zona Eleitoral, com sede em Ponte Alta do Tocantins é composta pelos municípios de Mateiros e Pindorama. Nas três cidades a Justiça Eleitoral tem por meta recadastrar 10.848 eleitores. Até o momento o ranking de atendimento marca 1.649 eleitores recadastrados. A dona de casa Eduarda Faustino não perdeu tempo e já está em dia com a obrigação eleitoral. “Foi tudo muito rápido. Compareci ao cartório e logo fui atendida. Não deixei para o último dia”.

 

Projeto

A Justiça Eleitoral irá concluir a biometrização dos eleitores tocantinenses até o fim deste semestre, possibilitando que nas próximas eleições de 2018, todos votem por meio da biometria. Atualmente mais de 70% do eleitorado do Estado já está cadastrado, nesta última fase a meta é atender mais de 300 mil eleitores.

Nesta última fase passarão por recadastramento biométrico os eleitores das Zonas Eleitorais de Filadélfia (8ª ZE), Tocantinópolis (9ªZE), Araguatins (10ª ZE), Itaguatins (11ª ZE), Xambioá (12ª ZE),  Formoso do Araguaia (15ª ZE), Colmeia (16ª ZE), Peixe (20ª ZE), Augustinópolis (21ª ZE), Araguacema (24ª ZE), Ponte Alta do Tocantins (26ª ZE),  Wanderlândia (27ª ZE), Araguaçu (30ª ZE), Arapoema (31ª ZE), Goiatins (32ª ZE), Itacajá (33ª ZE),  Araguaína (34ª ZE). Ao todo serão envolvidos 65 municípios, finalizando o processo biométrico em todo o estado do Tocantins. 

As audiências públicas já foram realizadas em Formoso do Araguaia, Araguaçu, Peixe, Araguacema e Caseara.

 

 

 Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido