Meio Ambiente: TRE-TO recicla mais de uma tonelada e meia de papel e plástico

Meio Ambiente: TRE-TO recicla mais de uma tonelada e meia de papel e plástico

Meio Ambiente - TRE-TO
Papel recolhido é pesado e separado para doação (Fotos: Lucas Nascimento)

O lixo produzido pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) tem destino certo. Papel, papelão e plástico utilizados na sede do Tribunal e nos três anexos são recolhidos semanalmente pela equipe da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACMR), gerando emprego e renda, aumento na vida útil dos aterros sanitários e ainda colaborando para a redução na derrubada de árvores.

 

O descarte de papel A4 conta com o apoio de todos os servidores, os quais adotam em sua rotina de trabalho caixas de papelão, que são colocadas ao lado das impressoras.  Além do mais, foram distribuídas nos corredores e recepção dos prédios lixeiras específicas para a reciclagem.  O trabalho de coleta conta ainda com a valiosa colaboração da equipe de serviços gerais que fazem diariamente a triagem e a pré-seleção de tudo que será descartado.

 

Para Marcos César Farias, chefe da seção de serviços gerais do Tribunal, o trabalho realizado é de grande valia, principalmente porque existe o cuidado em não misturar os resíduos sólidos e líquidos. “Seguimos orientação do Plano de Logística Sustentável (PLS) ao separar, pesar e encaminhar os materiais para a associação. Assim, conseguimos mensurar a quantia de resíduos sólidos que vai para doação”, explicou.

 

Dados

Durante seis meses foram coletados 1.663 quilos de resíduos sólidos, sendo 984 quilos de papel e papelão, 112 quilos de plástico e 564 quilos de papel A4.

 

De acordo com Wagna Cristiane, coordenadora do Plano de Logística Sustentável (PLS), os principais benefícios da implantação da coleta seletiva são: aumento da vida útil dos aterros sanitários, porque reduz a quantidade de resíduos; e aumento do ciclo de vida das matérias primas de cada resíduos coletado e reaproveitado.

 

Ainda segundo Wagna, do ponto de vista social, a coleta seletiva proporciona geração de trabalho e renda aos catadores de materiais recicláveis. “Além disso, a coleta seletiva estimula a mudança de hábitos e valores, no que diz respeito à proteção ambiental, conservação da vida e desenvolvimento sustentável. Assim, além de trazer benefícios para a sociedade, a coleta seletiva solidária é, principalmente, uma ação de cidadania”, destacou.

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido