Capacitações envolvem servidores da Justiça Eleitoral

Capacitações envolvem servidores da Justiça Eleitoral

Palestra Sustentabilidade
Foto: Lucas Nascimento - ASCOM TRE-TO

Numa intensa semana de programação com capacitações para os chefes de cartório e servidores da sede, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins promoveu nesta quinta-feira (23/11) diversas atividades.

Um dos destaques do dia foi a palestra “Sete desafios da Gestão da Sustentabilidade”, proferida pelo jornalista Ricardo Voltorini, que discutiu a sustentabilidade como ferramenta estratégica de gestão aplicada ao dia a dia.

De acordo com o palestrante a sustentabilidade é o melhor jeito de fazer aquilo que nós já fazemos, parte de uma reflexão íntima e interior muito profunda de como queremos viver daqui em diante.

“Costumo definir a sustentabilidade como um novo jeito de pensar e de fazer relações e negócios em organizações que pressupõe mais ética, integridade, responsabilidade e maior cuidado e respeito com o outro. Sustentabilidade é um conjunto das dimensões econômica, social e ambiental. Temos que olhar de um modo mais complexo o conjunto de impactos que as empresas, governos e pessoas produzem e atuar de modo para que estas diminuam e até eliminem esses impactos”, destacou.

Ainda durante a quinta-feira, no período da manhã, foi realizada Oficina de Comunicação Interna com os chefes de cartórios, ministrada pela assessora de Comunicação Social, Coorporativa e Cerimonial, Kézia Reis. Na ocasião, os participantes apontaram as dificuldades de comunicação entre as zonas eleitorais e a sede e fizeram sugestões de práticas e melhorias. “Tudo no Tribunal gira em torno na comunicação, é muito importante que haja um controle dos tipos de informações que passarão por cada canal e setor. Usar a comunicação a favor do Tribunal melhora e facilita os serviços”, afirmou Marden Marinho, chefe da 22ª Zona Eleitoral de Arraias.

Na parte da tarde os servidores acompanharam bate-papo sobre Câncer de Próstata, orientado pelo médico especialista Dr. Paulo Faria. A discussão concilia informações da campanha Novembro Azul. De acordo com o médico, a próstata é o segundo câncer que mais mata e o que mais tem, perdendo apenas para o câncer de pele. “O câncer de próstata não tem sintomas e nem sinal e por isso a prevenção têm que andar junto. O diagnóstico inicial é de grande importância para o tratamento eficaz da doença”, destacou o especialista.

Na sequência o médico Alexandre Janotti, da Coordenadoria de Assistência Médica e Social do TRE-TO, falou sobre os novos passos rumo ao controle/erradicação da epidemia HIV/AIDS no Brasil e no mundo, destacando a importância de se proteger, realizar o exame específico e se informar mais sobre o assunto e sobre as vias de tratamento. O debate foi pensado aproveitando a data de 1º de dezembro, em que se comemora o Dia Mundial de Combate à AIDS.

Os servidores também participaram de Bate-Papo sobre Ética, conduzido pelos servidores Clairton Thomazi (chefe da Seção de Gestão de Desempenho) e Valdenir Junior (coordenador de Suporte Infraestrutura). O momento serviu para divulgar e convidar os servidores para participarem e contribuírem com o projeto de debate e disseminação da cultura ética no nosso dia a dia, ficando a Comissão de Ética do Tribunal à disposição para dar suporte e esclarecer dúvidas. “Mais que algo documentado, a ética deve estar viva nas nossas ações do dia a dia”, destacou Clairton Thomazi.

 

(ASCOM TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido