300 adolescentes são atendidos durante a Semana Nacional do Jovem Eleitor no Tocantins

300 adolescentes são atendidos durante a Semana Nacional do Jovem Eleitor no Tocantins

Gil Título de Eleitor

Entre os dias 6 e 10 de novembro, foi realizada a Semana Nacional do Jovem Eleitor, que conscientizou adolescentes tocantinenses a respeito da importância do voto. Entre as ações, estava o alistamento eleitoral, garantindo o acesso ao processo democrático de 300 jovens em todo estado.

A vice-presidente/corregedora e diretora da Escola Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, comemora o sucesso das ações. “Ficamos muito felizes com o resultado da Semana Nacional do Jovem Eleitor, é um projeto muito importante. Agora nosso desafio está em transformar o engajamento jovem em prática perene e crítica. Para isso a EJE-TO vai continuar trabalhando. Nossa proposta é ampliar a discussão, não apenas sobre o jovem enquanto eleitor, mas também sobre democracia, sistemas políticos, minorias, o papel da mídia, dentre outros temas", afirma.

 

Ações

Durante a Semana Nacional do Jovem Eleitor, o Tribunal realizou ações que envolveram, incentivaram e conscientizaram os jovens a cerca do processo eleitoral. Na tarde da última quarta-feira (8/11), foi realizado evento que buscou conscientizar os jovens de 16 a 18 anos do Colégio Militar de Palmas sobre o primeiro título de eleitor.

O evento contou com a participação da corregedora e diretora da Escola Judiciária Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, do diretor-geral José Machado dos Santos, sendo realizada uma mesa redonda com Cledson José Dias Nunes, Juiz Eleitoral da 28ª ZE de Miranorte; e os servidores Clairton Thomazi; Fernando Ebrahim; Fernando Mendonça; e Denilson Mariano.

Além da participação da Dona Eleição, que trouxe esclarecimentos sobre o exercício da cidadania, voto consciente e processo eleitoral. No final, os alunos simularam uma Eleição com as urnas eletrônicas, onde votavam por aquilo que queriam de melhorias para seu município.

Na quinta-feira (9/11), uma equipe do Cartório da 29º Zona Eleitoral de Palmas esteve presente no Colégio Militar de Palmas, no período de 13 às 17h, para realizar a inscrição eleitoral dos jovens interessados em fazer seu primeiro Título de Eleitor. Nesta ação, foram realizados 86 atendimentos, sendo 83 alistamentos eleitorais, 2 transferências de título e 1 revisão eleitoral.

A estudante Camila Tavares, de 16 anos, se alistou e já saiu com o titulo de eleitor na mão. Ela conta que está ansiosa para votar pela primeira vez nas eleições do ano que vem. "Acho importante participar do processo eleitoral e poder escolher os meus representantes, precisamos mudar nosso cenário politico e isso só é feito através do voto consciente", ressaltou.

Em Natividade, a juíza Edssandra Barbosa da Silva, da 19ª Zona Eleitoral de Natividade e a equipe do cartório eleitoral estiveram nas cidades de Almas, Chapada da Natividade e Santa Rosa do Tocantins participando de audiências públicas como parte da Semana Nacional do Jovem Eleitor.

 

Por Zeus Bandeira – Estagiário (Ascom/TRE-TO)

Editado por Kézia Reis – Assessora de Comunicação

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido