Servidores de diversas instituições participam de curso de Gestão no Documental no TRE-TO

Servidores de diversas instituições participam de curso de Gestão no Documental no TRE-TO

Servidores de diversas instituições participam de curso de Gestão no Documental no TRE-TO

Realizar o gerenciamento e guarda adequada dos documentos, fotos, arquivos e informações, se atentando à autenticidade e à preservação digital de forma sistêmica, são requisitos importantes destacados na palestra “Plataforma Arquivística de descrição, acesso e difusão: AtoM (ICA-AtoM), na abordagem da cadeia de custódia e de preservação“, proferida pelo professor doutor Daniel Flores, na manhã desta segunda-feira (23/10), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

O diretor-geral José Machado dos Santos fez a abertura do evento, momento em que destacou o valor da gestão documental para as instituições. “O TRE tem hoje, seu acervo praticamente todo digital, gerenciamos os processos de forma eletrônica, e temos muito material digital pra tratar e não sabemos como será o futuro desses arquivos e essa palestra nos orienta quanto a isso”.

Em sua palestra, Daniel flores explanou sobre a importância das instituições terem um repositório arquivístico digital confiável. “A área de documento tem norma ISO que controla todos os elementos, a ferramenta está disponível em software livre e ainda assim o correto processo de gestão documental não está sendo feito na prática no Brasil e para fazer isso, deve-se sensibilizar profissionais para adotar essas ferramentas e normativas já existentes. O cidadão tem o papel fundamental de solicitar informações autenticas, pois são informações que têm o poder de imputar algo na vida dele e por isso ele tem o direito de executar a lei de acesso à informação”, destacou o palestrante Daniel flores.

Na parte da tarde os servidores participaram do workshop: AtoM (ICA-AtoM): Descrição, Difusão e Acesso de Documentos Arquivísticos, com os professores Sérgio Rodrigues e Daniel Flores, que repassaram conhecimentos práticos dessa gestão Documental.

O chefe da Seção de Arquivo do TSE, Júlio Cesar Gomes, veio conhecer a solução de arquivos para levar para o Superior Eleitoral. “A experiência foi muito positiva, aprendemos técnica de como guardar um documento permanentemente, visto que temos a responsabilidade de fazer essa guarda para que esse documento possa estar disponível junto ao público. O debate sobre o assunto durante a palestra foi enriquecedor e as questões levantadas faz com que aprendamos mais um pouco para podermos implementar à nossa gestão”, afirmou.

“O nível da gestão documental do TRE do Tocantins está bem a frente dos demais Regionais, tanto na questão da capacidade física, do tratamento que está sendo dado e da digitalização, tudo isso é referencia que eu quero importar para o Regional de Pernambuco”, destacou Ana Carolina, Chefe da Seção de Gestão Documental e Arquivo do TRE-PE.

A capacitação promovida pelo TRE-TO, contou com participantes de diversos órgãos públicos e instituições de ensino: Mistério Público Estadual e Federal; Tribunal de Contas; Justiça Federal; Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Tribunais Regionais Eleitorais de Pernambuco e Tocantins; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e as faculdades Católica, Objetivo, Ulbra, Fapal e Serra do Carmo (Fasec). 

 

(ASCOM TRE-TO)

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