TRE-TO 30 anos: Inovações tecnológicas garantem mais segurança e transparência

TRE-TO 30 anos: Inovações tecnológicas garantem mais segurança e transparência

TRE-TO 30 anos: Sessões de julgamento ontem e hoje

Há 30 anos, a máquina de escrever era a única ferramenta de trabalho no TRE Tocantins, na época não havia computadores e os dois primeiros chegaram em 1993, cedidos pela prefeitura de Palmas. Em 1994, o Tribunal adquire os primeiros computadores para a Secretaria e implanta, no Centro de Processamento de Dados, link de dados de comunicação entre regional do Tocantins e o Tribunal Superior Eleitoral.

Os anos vão se passando e os desafios aumentam. Em 1996 é realizada a primeira eleição no Tocantins com a urna eletrônica e em 2017 o TRE-TO conclui o projeto de cadastramento biométrico, 100% do eleitorado tocantinense vota com a identificação digital.

Inovações também acontecem com o título de eleitor, antes era utilizado um papel datilografado e aos poucos o documento é substituído por dispositivos web.  Nas eleições de 2018 a grande novidade foi o e-Título, um aplicativo fácil e acessível a todos, que pode ser baixado no smartphone e apresentado no momento da votação. Tudo muito simples, a um clique do eleitor.

Outro grande avanço do Tribunal nos últimos anos tem sido a transição dos formatos de comunicação oficial em papel por sistemas eletrônicos. Em 2012 é implantado o Processo Administrativo Eletrônico (PAE), com tecnologia desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação do Tocantins. O sistema é aperfeiçoado, e em 2014, o TRE adquire o código fonte do Sistema Eletrônico de Informação do TRF-4 (SEI) e adapta a funcionalidade do software para uso na Justiça Eleitoral do Tocantins. Com essa inovação, a gestão de documentos e a comunicação via ofícios,  memorandos e despachos em papel são substituídos pela plataforma eletrônica, promovendo mais agilidade e eficiência, além da redução no consumo de papel.

Outra grande conquista do TRE do Tocantins foi a instalação da Central de Monitoramento com tecnologia vídeo wall, ond a administração acompanha as eleições e os principais projetos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral.

Atualmente o TRE Tocantins é referência em tecnologia para todo o país, resultado de muito trabalho e esforço de todos colaboradores.

 

Confira aqui o segundo vídeo da série TRE-30 anos

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido