TRE-TO inicia planejamento das eleições 2018 com o desafio de atender mais de 1 milhão de eleitores

TRE-TO inicia planejamento das eleições 2018 com o desafio de atender mais de 1 milhão de eleitores

TRE-TO inicia planejamento das eleições 2018 com o desafio de atender mais de 1 milhão de eleitores
Presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas durante abertura do evento (Fotos: Lucas Nascimento)

 

O Planejamento Integrado das Eleições 2018 iniciou na tarde desta segunda-feira (19/9) com a presença dos servidores das 35 zonas eleitorais e da Secretaria. O encontro, que segue com programação até segunda-feira, dia 25/9, é um momento que todos têm a oportunidade de aprimorar as atividades, além de corrigir e/ou evitar falhas que possam comprometer as eleições, por meio do monitoramento das atividades que compõem o processo eleitoral.

 

O eleitorado do Tocantins soma mais de 1 milhão e o planejamento serve para assegurar ao cidadão o direito ao voto de forma segura e transparente e respaldar a instituição à norma ISO 9001, certificada ao Regional desde 2005.

 

O evento foi aberto pelo presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, que ressaltou o processo eleitoral como parte substancial ao processo democrático, que segundo ele precisa de ordem para acontecer sobre todos os pontos de vista e baseia-se nos direitos de liberdade. “ A principal liberdade é o exercício do voto durante o escrutínio e essa liberdade é efetivamente garantida se houver uma organização nesse procedimento. Constitucionalmente, o procedimento está entregue ao povo do Brasil, sob a condução, a coordenação e a organização da Justiça Eleitoral, criada para esse fim. É imensa a responsabilidade que temos, a qual tem sido executada a cada dia com mais desenvoltura”, destacou Villas Boas.

 

O presidente ressaltou ainda a importância dos sistemas criados para a interatividade durante o processo de coordenação de uma eleição, dando ênfase a estrutura física e à equipe de colaboradores. “Temos uma boa estrutura que nos ajuda em tudo isso, que é a estrutura física entregue nos últimos anos, complementando o nosso planejamento estratégico. Destacamos também a estrutura organizacional e funcional, as pessoas que integram o Poder Judiciário do Tocantins, que estão envolvidos nesse processo, ou seja, os senhores e as senhoras são os depositários de toda a confiança não só da comunidade, da população, mas da alta gestão do Poder Judiciário”, disse .

 

Após o discurso do presidente, o diretor-geral do Tribunal, José Machado dos Santos apresentou detalhadamente as áreas que serão trabalhadas durante o Planejamento Integrado das Eleições 2018, que são: Planejar a Logística para as Eleições nas Zonas Eleitorais; Cadastrar Eleitor; Registro de Candidatura; Definir locais de votação; Definir locais de apuração; Convocar mesários; Definir equipe de apoio; Vistoriar local de votação; Definir material para eleições; Gerar mídia, carga e lacração das urnas; Monitorar votação; Prestar contas; Diplomar os eleitos.

 

O diretor enfatizou a importância de cada um dos servidores se planejarem e buscarem a eficiência nas ações e atividades, ressaltando que a administração dará todo o suporte para a realização dos itinerantes, oportunizando o cadastramento dos eleitores.

 

Sobre os locais de votação, Machado orientou os servidores a se atentarem às questões de acessibilidade e que a meta é realizar georeferenciamento nos 868 locais de votação já pré-estabelecidos.

 

Com relação à convocação dos mesários, o diretor-geral orientou os servidores sobre a importância de se padronizar os métodos. “Vamos ter um modelo único e uniformizar as convocações. Quero que vocês ajudem o TRE a melhorar e isso se faz por métodos e metas”, enfatizou  Machado.

 

O servidor Antônio Fábio, lotado na 32ª Zona Eleitoral de Goiatins, ingressou no TRE em 2015 e esta é a primeira eleição que ele ajuda a planejar. Segundo Fábio, planejar é a chave para o sucesso. “Temos que corrigir as falhas o quanto antes e não julgar algo que aparentemente seja simples de fazer e não nos prepararmos para resolvê-lo”, avaliou.

 

O coordenador de sistemas eleitorais, Fernando Mendonça, fez uma explanação sobre os sistemas SGIE e PADLOG, as duas ferramentas detalham a logística do processo eleitoral e auxiliam a gestão na tomada de decisões. “Os sistemas são feitos para facilitar o dia-a-dia do cartório. Queremos ouvir cada um de vocês para que possamos melhorar cada vez mais”, disse.

 

Setembro Amarelo

O encontro encerrou com um bate-papo com o médico psiquiatra Leonardo Baldaçara que trouxe esclarecimentos sobre a importância da prevenção ao suicídio, uma vez que o mês de setembro foi escolhido para que a sociedade  promova mais debates sobre o assunto.

 

Horários

O Encontro para Elaboração do Planejamento Integrado das Eleições 2018 acontece de 18 a 25 de setembro. A partir desta terça-feira o evento segue na sala de treinamento da COEDE - no Anexo I, das 8h às 18h no dia 19, e das 13h às 18h nos dias seguintes.

 

 Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido