Agentes da Democracia: Em Gurupi estudantes recebem atendimento para alistamento eleitoral, palestras e atividades interativas

Agentes da Democracia: Em Gurupi estudantes recebem atendimento para alistamento eleitoral, palestras e atividades interativas

Agentes da Democracia: Em Gurupi estudantes recebem atendimento para alistamento eleitoral, pale...
Agentes da Democracia será desenvolvido com alunos de escolas públicas de Gurupi

Os servidores da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi realizaram, nesta quarta-feira (25/04), mais uma ação para garantir a participação do jovem nas Eleições 2018. Desta vez, a equipe foi até o Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, descentralizando o atendimento e aproximando mais os jovens eleitores dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. 

Já nesta quinta-feira (26/04), novas escolas de Gurupi receberão o projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro. As ações acontecerão no Centro de Ensino Médio de Gurupi, no período da manhã e no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, à tarde. Na sexta-feira (27/04) será a vez dos alunos da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, nos períodos da manhã e tarde.

Nas duas escolas o projeto será desenvolvido com a palestra: “A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com poder vêm grandes responsabilidades”, além de atividades interativas como: jogo de tabuleiro, eleições simuladas na urna eletrônica e alistamento eleitoral. “O Projeto esta sendo realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins (SEDUC).

As ações integram a primeira etapa do projeto, que está percorrendo todas as Zonas Eleitorais do Tocantins, atendendo 70 Escolas Estaduais para conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública. Além disso, os objetivos também são despertar para a importância do voto, preparando aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, formando cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.

A ação conta com atendimento especial para os jovens alunos que irão tirar o título de eleitor e votar em 2018 pela primeira vez. Uma parceria com o Cartório Eleitoral que recebe os jovens com muito carinho e oferece a logística necessária para realização do alistamento eleitoral.

O projeto é desenvolvido pelo TRE-TO, por meio da Escola Judiciária Eleitoral EJE/TO, e tem levado informações sobre como são realizadas as eleições, bem como esclarecendo dúvidas sobre a segurança nas urnas eletrônicas, o voto nulo, voto de legenda e muitos outros assuntos.

 

Lília Mara - ASCOM-TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido