Agentes da Democracia registra 53 escolas atendidas e participação de mais de 10 mil alunos

Agentes da Democracia registra 53 escolas atendidas e participação de mais de 10 mil alunos

Agentes da Democracia registra 53 escolas atendidas e participação de mais de 10 mil alunos

Para mudar o futuro do país é preciso semear consciência e atitude hoje, envolvendo a juventude. Para isso, a Justiça Eleitoral do Tocantins segue mobilizando jovens de todo o Estado com o projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO). O projeto está concluindo a primeira fase e já passou 52 escolas de Norte a Sul do Estado, contando com a participação de 10.468 alunos. 

E a programação não para, a partir desta segunda-feira serão atendidas escolas dos municípios de Novo Acordo (35ª ZE – 30/4), de Cristalândia (13ª ZE – 30/4), Palmas (29ª ZE – 2 a 9/5) e distrito de Luzimangues, Porto Nacional (3ª ZE – 5/5).   

Já na última semana, entre os dias 23 e 27 de Abril, a ação foi realizada em escolas de oito cidades Gurupi, Guaraí, Natividade, Dianópolis, Goiatins, Itacajá, Pedro Afonso e Miranorte, totalizando mais de 3.500 estudantes.

Goiatins (23/4)

Em Goiatins a ação aconteceu na Escola Estadual Ada de Assis Teixeira, na segunda-feira (23/04), mobilizou cerca de 90 estudantes e contou com a participação do Juiz Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, Luatom Bezerra de Lima.

Dianópolis (24/4)

Em Dianópolis duas instituições de ensino foram contempladas com o projeto, o Colégio Estadual João de Abreu, com 450 alunos e o Colégio Antônio Póvoa, com 140 alunos. A ação contou com a presença do juiz eleitoral da 25ª ZE, Jocy Gomes de Almeida. 

O Orientador Educacional do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, Adelmides José da Mara destacou a importância do projeto para o fortalecimento da democracia e da consciência dos estudantes. “Através desse projeto os alunos conheceram o processo eleitoral, as rotinas que ocorrem nas eleições, tiveram também a oportunidade de esclarecimento sobre o voto consciente, para fortalecer neles a convicção que temos que mudar esse país”, afirmou.

Itacajá (24/4)

Também na terça-feira (24/4) o projeto esteve no Colégio Estadual de Itacajá e contou com a participação de aproximadamente 150 estudantes.

A professora da instituição Maria Judileia ressaltou que foi um prazer receber o projeto e acrescentou, “os alunos participaram integralmente e adquiriram conhecimentos muito importantes para o exercício da democracia, mais iniciativas como esta farão que nossos futuros cidadãos sejam pessoas esclarecidas e conscientes do seu papel na sociedade”.

Pedro Afonso (25/4)

A ação em Pedro Afonso aconteceu na manhã do dia 25/4 e contou com a presença da vice-presidente do TRE-TO e diretora da EJE, desembargadora Ângela Prudente. Na cidade o projeto foi realizado no Ginásio Municipal com a participação de alunos de cinco instituições de ensino da região. Escola Estadual Ana Amorim (Pedro Afonso); Colégio Cristo Rei (Pedro Afonso); Escola Girassol de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury (Pedro Afonso); Escola Girassol de Tempo Integral Maria da Glória (Tupirama); Escola Estadual Alfredo Nasser (Bom Jesus). 

O movimento foi organizado pela juíza eleitoral da 23ª ZE, Luciana Aglantzakis e pelo chefe de cartório Wagner Mansur, reunindo mais de 1.200 alunos.

Natividade (25/4)

Na sequência (25/4), o projeto “Agentes da Democracia” atendeu estudantes de Natividade, 19ª Zona Eleitoral. Na localidade o movimento também contou com a participação os servidores do cartório e da juíza eleitoral, Edissandra Barbosa da Silva.  Mais de 200 alunos do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva participaram da ação.

Guaraí (26/4)

Na quinta-feira, (26/4), aproximadamente 320 alunos participaram da mobilização dos Agentes da Democracia em Guaraí. O diretor Regional de Ensino Padre Milton prestigiou o evento. A equipe da Justiça Eleitoral se emocionou ao ser recebida pelos alunos de forma carinhosa, eles formaram um corredor de boas vindas.

Gurupi (26 e 27/4)

Pela segunda vez em Gurupi, nos dias 26 e 27/4, o projeto passou pelas Escolas Ary Ribeiro Valadão Filho, com 150 alunos, Dr. Joaquim Pereira da Costa, com 148 estudantes e pelo Centro de Ensino Médio Gurupi, envolvendo mais 150 jovens. Na 2ª Zona Eleitoral a ação foi acompanhada pelo diretor executivo da EJE, juiz membro Henrique Pereira dos Santos.

Miranorte (27/4)

A semana de mobilização dos Agentes da Democracia fechou na sexta-feira (27/4), em Miranorte (28ª Zona Eleitoral), com evento no Centro Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, onde aproximadamente 520 alunos participaram da Ação. “A formatação do projeto e o desempenho da equipe da EJE conseguiram alcançar o público-alvo, fazendo os alunos se interessarem pelo tema e até vislumbrar novas possibilidades de atuação. Desejo que se torne um projeto permanente”, afirmou o juiz eleitoral Cledson Jose Dias Nunes, que também participou da ação.

 

O projeto é uma iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), e vem levando informação de forma interativa para os jovens eleitores, com palestra sobre “A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com o poder vem grandes responsabilidades”. Além disso, a ação busca despertar no jovem consciência cívica, utilizando de um jogo de tabuleiro, votação simulada; e, o alistamento eleitoral, com a participação da equipe dos cartórios eleitorais,  que realizam um atendimento especial para os estudantes.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido