Justiça Eleitoral do Tocantins conscientiza mais de 1200 estudantes em mais uma etapa do “Agentes da Democracia”

Justiça Eleitoral do Tocantins conscientiza mais de 1200 estudantes em mais uma etapa do “Agentes da Democracia”

TRE-TO: Agentes da Democracia

O projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro esteve entre os dias 2 e 4, nos municípios de Araguaína, Aragominas, Arraias, Taguatinga e Paranã, como forma de levar a informação de maneira lúdica e interativa para aproximadamente 1.250 estudantes que participaram da ação.

Durante a ação são trabalhados os temas “A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com o poder vem grandes responsabilidades”. Ainda é aplicado um jogo de tabuleiro, votação simulada; e, o alistamento eleitoral, com a definição de atendimento especial para os alunos, participação da equipe dos Cartórios Eleitorais.

Em Aragominas e Taguatinga o evento ocorreu na segunda-feira, 02, pela manhã, no Colégio Estadual Getúlio Vargas e no Colégio Estadual Professor Aureliano respectivamente, neste último o diferencial foi a união de mais 240 do Colégio Estadual Justino de Almeida, aos 120 que já estavam na quadra.

Na terça-feira, 03, o projeto esteve em Arraias no Colégio Integral Professora Joana Batista Cordeiro, e em Araguaína no Centro de Ensino Médio Rui Barbosa pela manhã e no Centro de Ensino médio Castelo Branco pela tarde, no dia 04, o evento ocorreu no Centro de Ensino Médio Paulo Freire em Araguaína e no Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco em Paranã.

Em Paranã a ação foi acompanhada pelo Juiz Eleitoral Márcio Soares da Cunha que ressaltou a importância da participação dos jovens no processo eleitoral, “foi muito gratificante acompanhar a ação e ver o quanto esse trabalho trará frutos que podem modificar o futuro desses estudantes quando exercerem a sua cidadania através do voto e, ainda, ao replicar esse conhecimento aqui adquirido aos seus familiares e amigos, e com uma visão agora totalmente diferente, vai trazer grandes efeitos, de uma importância ímpar, na própria sociedade em que eles vivem", disse o Juiz.

A estudante do CEM Rui Barbosa, Kaillany Brito, declarou que o gostou muito do projeto e acrescentou “Nós jovens temos o poder em nossas mãos e muitos querem se omitir, não podemos ficar alienado o resto da vida esperando algo mudar, sendo que a mudança está dentro de nós, ainda não voto, mas vou conscientizar quem vota e vou guardar essas dicas e esse projeto pra quando votar poder aplicar ele na minha vida”.

O projeto é uma ação da Justiça Eleitoral desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral e tem por objetivo de despertar nos jovens consciência cívica, além de levar conhecimento sobre o processo eleitoral, esclarecer questões como direitos e deveres dos eleitores, o voto nulo, e muitas outras dúvidas daqueles que irão participar do processo eleitoral pela primeira vez.

O diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, Robson Martins Rezende, declarou que o colégio mantém as portas abertas para essa parceria com o TRE-TO e acrescentou: “Nós precisamos tomar consciência com os nossos jovens, no caso os eleitores que vão votar pela primeira vez. Pedagogicamente foi muito bom, com o jogo os alunos aprenderam brincando e isso é muito louvável e satisfatório, e com certeza dessa maneira nós estenderemos a democracia de fato a consciência dos nossos novos eleitores”.

 

Confira o Roteiro dos “Agentes da Democracia” dessa Semana:

 

- 9/4 - segunda-feira

Araguaína - Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida (9h)

 

- 10/4 - terça-feira

Filadélfia - Escola Estadual Filadélfia (9h)

Formoso do Araguaia - Colégio Estadual Tiradentes (9h)

 

- 11/4 - quarta-feira

Arapoema - Colégio Estadual Ruilon Dias Carneiro (9h)

Alvorada - Colégio Estadual de Alvorada (9h)

 

- 12/4 - quinta-feira

Colinas do Tocantins - Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco (9h)

Peixe - Colégio Dom Alano (14h)

 

- 13/4 - sexta-feira

Colinas do Tocantins - Colégio João XXIII (9h)

Gurupi - Centro Ensino Médio Bom Jesus (9h)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido