Projeto "Agentes da Democracia" percorre mais cinco cidades do Tocantins

Projeto conscientiza jovens da região sul do Estado

percorre mais cinco cidades do Tocantins
Jovens recebem orientações sobre voto consciente

Chamar a atenção dos jovens para a importância da participação no processo eleitoral através do voto consciente é um dos objetivos da Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio do projeto "Agentes da Democracia", que esta semana, de 2 a 4 de abril, marcará presença nos municípios de Araguaína, Aragominas, Arraias, Taguatinga e Paranã.

 

O projeto é desenvolvido pelo TRE-TO, por meio da Escola Judiciária Eleitoral EJE/TO, e tem levado informações sobre como são realizadas as eleições, bem como esclarecendo dúvidas sobre a segurança nas urnas eletrônicas, o voto nulo, voto de legenda e muitos outros assuntos.

 

Na última semana o Projeto  percorreu escolas em Porto Nacional, Paraíso, Miracema e Ponte Alta, mobilizando mais de 1500 adolescentes que irão votar pela primeira vez.

 

Palestras

O servidor Denilson Mariano, que ministra a palestra "A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral”, orienta sempre os alunos a analisar as propostas dos candidatos, votando consciente.

 

Com o tema "O Político do Futuro: com o poder vêm grandes responsabilidades”, o servidor Adilson Cunha esclarece os jovens sobre o sentido da política, bem como a responsabilidade de se exercer um cargo público.

 

Jogo

Além das palestras, os alunos participam de  um jogo interativo de tabuleiro e podem ter contato com a urna eletrônica por meio da simulação do voto. Essas atividades são  orientadas pelos servidores do TRE-TO  Paulo Vitor Gutierrez, Juliana Bringel e a pedagoga Elisanda Bega.

 

Escolas

Em Porto Nacional, o diretor do Centro de Ensino Médio Felix Camoa, Jeremias Pereira da Silva, agradeceu a ação realizada e ressaltou que as portas da escola estarão sempre abertas. "Com as palestras podemos alcançar não só os alunos, mas também a família, principalmente esclarecendo sobre a importância do voto consciente e como isso melhorar nossa comunidade e quem sabe possam sair daqui bons políticos para o Brasil", avaliou o diretor.

 

"A interação com os alunos, de forma lúdica e divertida conseguiu passar toda a mensagem necessária, tenho certeza que eles serão disseminadores nas suas casas e na família", destacou a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, Vera Lúcia Moreira Gonçalves, também de Porto Nacional.

 

Cronograma

34ª Zona Eleitoral Araguaína (2/4)

Município de Aragominas

Colégio Estadual Getúlio Vargas

Horário: 9h 

 

17ª ZE Taguatinga (2/4)

Colégio Estadual Justino de Almeida/ Colégio Estadual Professor Aureliano

Local : Ginásio do Colégio Estadual Justino de Almeida

Horário: 9h

 

1ª Zona Eleitoral Araguaína (3/4)

- Colégio Estadual Rui Barbosa

Horário: 9h

- Centro de Ensino Médio Castelo Branco

Horário: 15h

- Centro de Ensino Médio Paulo Freire (4/4)

Horário: 9h

 

22ª Zona Eleitoral Arraias (3/4)

- Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro

Horário: 8h

 

18ª ZE Paranã (4/4)

- Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco

Horário: 9h

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido