Corregedoria Eleitoral realiza inspeção nas duas Zonas Eleitorais em Araguaína

Corregedoria Eleitoral realiza inspeção nas duas Zonas Eleitorais em Araguaína

Inspeção é realizada da 1ª e 34ª ZE de Araguaína
Inspeção é realizada na 1ª e 34ª ZE de Araguaína

Nesta semana, a Corregedoria Regional Eleitoral deu continuidade nas realizações dos trabalhos de inspeção ordinária, desta vez em Araguaína, sede da 1ª e da 34ª Zonas Eleitorais do Tocantins. Os trabalhos iniciaram no dia 13/8 e finalizaram nesta quarta-feira, 15/8, Na ocasião, foram verificados procedimentos de controles, organização, documentação, cadastro eleitoral, direitos políticos, filiação partidária, processos, bem como instalações físicas do Cartório e demais serviços oferecidos pelo Cartório Eleitoral.

A audiência pública foi realizada de forma conjunta, sob a condução da Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Ângela Prudente, com a participação dos Juízes Eleitorais, Adalgiza Viana de Santana e Antonio Dantas de Oliveira Junior, respectivamente, da 1ª e 34ª Zonas, de autoridades locais e da comunidade interessada nos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Durante a audiência, todos puderam se manifestar com sugestões, reclamações e elogios.

A desembargadora Ângela Prudente destacou a importâncias das audiências no processo de inspeção. "É um momento de orientação, fiscalização, e, sobretudo, de organização e planejamento. Deve possibilitar o mapeamento situacional das atividades desenvolvidas e a aplicação de soluções práticas para melhorar a prestação jurisdicional. Em todas as inspeções, realizamos audiências públicas como esta, que possibilitam o conhecimento das demandas próprias de cada Zona, é também um importante momento de aproximação da Justiça Eleitoral com autoridades, representantes e comunidade em geral. A democracia se fortalece com a participação popular e com o bom funcionamento das instituições governamentais”, ressaltou a Corregedora.

 

Autoridades

A audiência contou com a presença das seguintes autoridades: a Juíza da 1ª Zona Eleitoral, Adalgiza Viana de Santana; o Juiz da 34ª Zona Eleitoral, Antônio Dantas de Oliveira; a Promotora Eleitoral da 1ª ZE, Araína Casearea Ferreira D’Alessandra; o Promotor Eleitoral da 34ª ZE, Moacir Camargo de Oliveira; o Presidente da Subseção da OAB em Araguaína, José Pinto Quezado; o Secretário Municipal de Araguaína, Joaquim Quinta Neto; o vereador, representando a Câmara Legislativa, Divino Pereira Junior; o representante do PSD de Araguaína, Luis Eduardo Lopes; o Comandante do 2ª Batalhão Coronel Márcio Miranda, demais servidores do Cartório Eleitoral, além de os servidores da Corregedoria, membros da Comissão encarregada da Inspeção, bem como demais autoridades populares.

 

Inspeções

As inspeções ordinárias dos serviços cartorários estão regulamentadas pela Portaria 01/2015, de 13 de março de 2015 e fazem parte da rotina de trabalhos da Corregedoria Eleitoral para atuar preventivamente na verificação de existência de irregularidades ou abusos que devam ser corrigidos, assim como expedir orientações e determinar as providências a serem adotadas.

 

Cronograma

Este ano já foram realizadas inspeções em Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins,  Gurupi e Araguaína, e também serão inspecionadas as seguintes Zonas Eleitorais: 8ª ZE – Filadélfia, 9ª ZE – Tocantinópolis, 12ª ZE – Xambioá, 20ª ZE – Peixe, 27ª ZE – Wanderlândia e 32ª ZE – Goiatins.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido