TRE-TO faz descarte ecológico de urnas e componentes relacionados

TRE-TO faz descarte ecológico de urnas e componentes relacionados


Sustentabilidade: TRE-TO incentiva redução de papel e copo descartável
TRE-TO faz descarte ecológico de urnas e componentes relacionados

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins realizará, na próxima quinta-feira (13/12), o descarte, para destinação ecologicamente correta, das urnas eletrônicas modelos 1996, 2001 e 2004 e seus componentes relacionados. O recolhimento dessas urnas e demais materiais serão feitos pelas empresas GTM baterias e GTM urnas, às 9 horas, no prédio da Central de Urnas.

“A Justiça Eleitoral, preocupada com o meio ambiente, desde 2008 vem fazendo o descarte ecologicamente correto das urnas eletrônicas. O lixo, como um todo, representa um grande problema para o nosso planeta, principalmente os resíduos eletrônicos que contem substâncias perigosas. O descarte adequado desse material, além de garantir uma quantidade menor de lixo para o meio ambiente absorver, ainda gera emprego e renda para muitas pessoas.” destacou Wagna Cristiane, Núcleo de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do TRE-TO.

Situação

De acordo com dados apresentados no V Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, a vida útil das urnas eletrônicas é de dez anos. Após esse período elas são descartadas e recicladas. Mais de um milhão de urnas já foram fabricadas, sendo que meio milhão  de equipamentos foram descartados. As urnas são desmontadas e as peças úteis são retiradas, descaracterizadas e destinadas para reciclagem.

São reaproveitados os cabos elétricos e o plástico, as bobinas e as placas leves são descaracterizadas e encaminhadas para a reciclagem. Já as baterias das urnas vão para aterros sanitários credenciados, de acordo com as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Até agora, aproximadamente 3.500 toneladas de material proveniente das UEs foram descartados, com 98% de aproveitamento. Isso demonstra a preocupação da Justiça Eleitoral com a preservação do meio ambiente.

 

(ASCOM TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido