Indígenas da aldeia Lajeado recebem informações sobre Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas

Aldeia Lajeado compreende a Zona Eleitoral de Pedro Afonso

Indígenas da aldeia Lajeado em Pedro Afonso
Eleitores indígenas da aldeia Lajeado recebem orientações sobre projeto (Fotos: Lília Mara)

Dando continuidade às visitas técnicas para a construção do Projeto Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas,  o chefe de cartório da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso, Wagner Mansur e o servidor da Funai Ribamar Marinho Lima, visitaram , na tarde desta terça-feira (20/02),  a comunidade indígena Lajeado, da etnia Xerente, que fica a 50 quilômetros da sede da ZE de Pedro Afonso.

A reunião faz parte do Plano de Ação do Projeto e visa ouvir os líderes indígenas do Estado para a efetiva participação no exercício do voto e cidadania.

O representante da  Funai explicou que atualmente os Xerentes  são representados por três vereadores e a participação dos povos indígenas é muito importante para o fortalecimento do processo eleitoral. “Com certeza esse é um momento importante para a construção coletiva sobre o que os povos indígenas pensam e o que precisam”, disse Ribamar Marinho.

O chefe de cartório da 23ª ZE, Wagner Mansur, explicou que o projeto é de suma importância para garantir os direitos políticos dos indígenas. “Será uma oportunidade para o conhecimento das suas necessidades no que se refere à participação política. Creio que a iniciativa fortalece a democracia e, principalmente, o respeito às diferenças étnicas”.

A aldeia Lajeado tem uma sessão eleitoral na qual votam cerca de 50 eleitores indígenas.  Nilton Xerente acredita que a iniciativa que o TRE-TO está fazendo vai mudar a visão dos povos indígenas nas organizações e a participação política, municipal e nacional. “A gente agradece a vinda do TRE-TO e estamos contando que os representantes que serão escolhidos para nos representar irão explorar o conhecimento para sua comunidade nas demandas das organizações políticas do Brasil”.

Os eleitores indígenas do Tocantins somam um total de 4.267 pessoas, distribuídos nas aldeias que compreendem os municípios de Tocantínia, Tocantinópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá e Santa Fé do Araguaia. Até o fim de fevereiro todas as etnias serão visitadas pela Justiça Eleitoral de modo a mobilizar as comunidades a participarem do projeto.

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido