TRE-TO promove ação de educação política para comunidades indígenas

.

TRE-TO promove ação de educação política para comunidades indígenas

Buscando incentivar a participação política das comunidades indígenas do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO) promoveu nesta quinta-feira (19/7) ação de educação política para as comunidades indígenas, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (CEMIX), em Tocantínia.

Na abertura do evento, os indígenas Xerente, Javaés, Karajás e Krahôs realizaram apresentações de danças, dando boas-vindas aos participantes da ação.  Ao final das apresentações Leonardo Sukẽ discursou em língua xerente e agradeceu a presença dos juízes e servidores presentes “essa ação educativa da Justiça Eleitoral é muito importante para nós professores indígenas, pois ao recebermos essas orientações e voltarmos para nossas aldeias, seremos multiplicadores das informações recebidas” (tradução).

Em sua fala, o coordenador do projeto de inclusão sociopolítica das comunidades indígenas do Tocantins e juiz eleitoral da 13ª ZE de Cristalândia, Wellington Magalhães explicou sobre os três eixos do projeto: Garantir a segurança das eleições em comunidades indígenas; promover a educação  política; e fortalecer a representatividade dos povos.  "Levar as atividades deste projeto é um momento histórico para a Justiça Eleitoral. O TRE-TO está de portas abertas para ouvi-los e compreender os vossos anseios. A nossa caminhada nos traz satisfação, pois nos possibilita conhecer a real necessidade de cada etnia. Sintam-se na obrigação de lutar pela representatividade de vocês nos poderes executivo e legislativo”.

Os temas "A Importância da participação do povo indígena no processo eleitoral” e a "Legislação Eleitoral – direitos e deveres" foram abordados pelo juiz eleitoral da 29ª ZE de Palmas, Luís Otávio de Queiroz Fraz, que integra a equipe da Escola, representando a Corregedora Regional Eleitoral e Diretora da EJE-TO, Desembargadora Ângela Prudente.

O magistrado Luis Otávio destacou a necessidade da efetiva participação  política dos indígenas do Tocantins para a conquista da representatividade das comunidades "É essencial essa aproximação institucional entre a Justiça Eleitoral e as comunidades indígenas. Esperamos que este projeto tenha desdobramentos que resultarão em avanços para a inclusão e participação política dos povos indígenas no processo democrático brasileiro", afirmou.

Durante toda a manhã  cerca de 100 professores indígenas participaram da programação, que também contou com a apresentação da urna eletrônica e votação simulada.

"A palestra foi muito importante, nos mostrou que precisamos articular juntos, fazer nossas cobranças juntos. Temos que fazer valer o nosso direito de votar", comemorou o professor Indiomar Krahô.

Em agosto, as ações de educação serão levadas às comunidades Xerente (Tocantínia), Karajá (Ilha do Bananal) e Krahô (Goiatins e Itacajá).

Manual de Votação

Os participantes receberam um manual de votação desenvolvido pela EJE-TO, que traz orientações de como utilizar a urna eletrônica. A publicação  é escrita em português e traduzida para as línguas maternas dos povos indígenas do Tocantins: Apinajé, Karajá, Javaé,  Xerente e Krahô.

Participantes

Juízes Wellington Magalhães (13ª ZE) e Luís Otávio de Queiroz Fraz (29ª ZE);  professores de magistério indígena; Waxiã Karajá, gerente de educação indígena da Secretaria Estadual de Educação; Carolina Pena, representante da FUNAI; Sidipró Xerente, representante da Secretaria de Cidadania e Justiça; Fernado Xerente, diretor do CEMIX; Edson Sikmowe Xerente, secretário de assuntos indígenas da prefeitura de Tocantínia. Do TRE-TO também participaram os servidores da EJE Juliana Marques e José Renato Guimarães, e Joaquim Dantas, da seção de cadastro eleitoral.

 

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido