TRE-TO recolhe embalagens de plástico e reforça compromisso e respeito com o meio ambiente

Recipientes de plástico ainda podem ser depositados em contêiner na sede do TRE-TO

TRE-TO recolhe embalagens de plástico e reforça compromisso e respeito com o meio ambiente
Frascos de plástico são recolhidos e encaminhados para indústria de reciclagem (Fotos: Ângela Karolline)

Mais de 40 frascos de amaciante, detergente, água mineral, água sanitária, cera líquida e desinfetante foram recolhidos na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na tarde desta terça-feira (10/7), pela Associação dos Catadores de Material Reciclável (AMCR). Os frascos serão pesados e encaminhados para uma indústria de reciclagem, em Goiânia.

O material coletado é resultado da campanha interna de conscientização para o descarte correto de materiais recicláveis, iniciado há um mês, quando os servidores trouxeram de casa recipientes de plástico e a equipe de colaboradores de serviços gerais depositou frascos de material de limpeza do Tribunal em um contêiner, disponibilizado no subsolo do órgão.

Só para se ter uma ideia, em 2017, o Tribunal gerou  188 quilos de  plástico. De janeiro a junho de 2018 foram 32 quilos.  “Com essa ação, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins reforça seu compromisso com o meio ambiente, conscientizando os servidores sobre a importância do descarte adequado dos plásticos”, disse a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental do TRE-TO, Wagna Cristiane.

Plásticos

De acordo com um estudorealizada pelo especialista em ecologia industrial, Roland Geyer, de 1950 até 2015, foram produzidas 8,3 bilhões de toneladas de plásticos, só deste montante menos de 10% foi para reciclagem. São apenas 68 anos desde que se iniciou a produção em larga escala dos plásticos sintéticos, que podem levar até 450 anos para se decompor na natureza, com isso cerca de 6,3 bilhões de toneladas de material foram parar no lixo e permanecem lá até os dias de hoje.

Então, vamos ajudar a mudar essa triste realidade?  Faça sua parte! Para os servidores do Regional tocantinense o recado é, continuem trazendo de casa os recipientes de plástico que não são mais usados (garrafas pet, frascos de amaciante, detergente, cera líquida). Os objetos devem ser depositados no contêiner vermelho, disponível no subsolo do TRE-TO.

 

Lília Mara- ASCOM - TRE-TO