Alunos do Colégio Interação preenchem cédulas de votação para auditoria das urnas eletrônicas

.

.

Na manhã desta terça-feira (12/6), a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas esteve no Colégio Interação de Palmas para coletar as cédulas de votação em papel preenchidas pelos alunos, que serão usadas para auditoria das urnas eletrônicas no dia da votação, domingo (24/6). A ação envolveu cerca de 250 estudantes.

O servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e membro da Comissão de Auditoria, Fernando Ebrahim, explicou para os alunos a importância da participação deles para o fortalecimento da democracia. “Os votos em cédulas que serão usados para realizar a auditoria das urnas eletrônicas devem partir da sociedade civil, e no dia da eleição a auditoria será realizada no auditório do Tribunal e transmitida ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube”, ressaltou Ebrahim.

“Para o segundo turno das eleições esse momento aqui é importantíssimo, mas eu diria que mais importante até que o trabalho de auditoria das urnas eletrônicas é o envolvimento de vocês dentro desse processo de cidadania critica de melhorar e exercer a cidadania, seus votos ideológicos e seus interesses, e a juventude é que vai dar esse próximo passo”, destacou aos alunos, o procurador regional eleitoral, Paulo Marques.

Votação

A estudante Vitória Coelho gostou da experiência do processo de votação e destacou a importância. “O fato de você votar e mostrar o seu posicionamento sobre quem vai governar é muito importante, porque você não está votando só para você e sim pra todo mundo. Foi muito interessante saber como funciona esse processo eleitoral”, afirmou.

As cédulas foram inseridas em uma urna de lona lacrada e ficarão guardadas até o dia da eleição. No sábado (24/6) serão sorteadas três urnas eletrônicas e no dia da eleição, esses votos vão ser inseridos nos equipamentos sorteados, e dessa forma, poderá ser comprovado que os votos inseridos nas urnas terão o mesmo resultado das cédulas de papel, demostrando assim o funcionamento eficaz e seguro da votação eletrônica.

 

(ASCOM TRE-TO)

Últimas notícias postadas

Recentes