Auditoria das urnas eletrônicas está sendo realizada no TRE-TO, qualquer pessoa pode acompanhar

Auditoria das urnas eletrônicas está sendo realizada no TRE-TO, qualquer pessoa pode acompanhar

Auditoria das urnas eletrônicas está sendo realizada no TRE-TO, qualquer pessoa pode acompanhar
Foto: Lucas Nascimento

Os trabalhos realizados pela Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas começaram às 8h e seguirão até às 17h, deste domingo (24/6), quando encerra o prazo para a votação. Foram sorteadas três urnas eletrônicas, sendo duas no interior e uma na Capital.

Qualquer pessoa pode acompanhar a auditoria presencialmente, realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), ou assistir ao vivo pelo canal no youtube.com/justicaeleitoralto.

 O presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, explicou que a  auditoria das urnas é acompanhada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por empresa qualificada para sistema de auditagem. “O que revelará a conformidade do sistema e o funcionamento adequado da urna, bem como os candidatos registrados, simulando todo o processo e o acompanhamento pormenorizado com a gravação de todo o procedimento para verificação da regularidade. As urnas foram sorteadas aleatoriamente o que prova que o sistema é muito seguro e atende as necessidades da democracia brasileira”, ressaltou.

Ainda segundo o presidente a auditoria é mais um item de segurança durante as eleições para demostrar a transparência e confiabilidade ao eleitorado, “tendo em vista que, o que há de mais sagrado na democracia é a expressão da vontade, principalmente a vontade para escolher aqueles que governam e aqueles que representam o povo”, destacou. 

Como funciona

Os representantes dos Partidos Políticos realizaram o preenchimento das cédulas utilizadas nos trabalhos da auditoria da votação, bem como os 250 estudantes do Colégio Interação de Palmas.

As cédulas estão em urnas de lona, que foram deslacradas às 8h deste domingo, esses votos serão inseridos nos equipamentos sorteados até às 17h, e dessa forma, poderá ser comprovado que os votos inseridos nas urnas terão o mesmo resultado das cédulas de papel, demostrando assim o funcionamento eficaz e seguro da votação eletrônica.

Acompanhamento dos trabalhos

Os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento da Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades poderão indicar representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido