Justiça Eleitoral do Tocantins apoia e incentiva doação de sangue e medula óssea

este mês é considerado Junho Vermelho para incentivar a doação no período das férias

Este mês é considerado Junho vermelho para incentivar a doação de sangue no período das férias
Palestra sobre doação de sangue e medula óssea (Foto: Lucas Nascimento)

Durante todo este mês, conhecido como junho vermelho, diversas campanhas no Brasil inteiro incentivam a doação de sangue e medula óssea. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é durante este período de férias e mudanças de estações que a doação diminui cerca de 30%, ocasionando uma baixa nos estoques em todo o País.

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, com o objetivo de aumentar a conscientização dos servidores o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou uma campanha em parceria com o Hemocentro de Palmas. A primeira etapa foi uma palestra que ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/06), no pleno da sede do TRE, onde foi abordado além da doação de sangue, métodos de coletas e doações de medula óssea.

A primeira parte da palestra foi ministrada pela enfermeira do Hospital Geral de Palmas Luana Gomes, que apresentou o sistema de aférese, que faz a coleta automatizada de sangue e é usado no Tocantins desde 2014. Esse procedimento é capaz de coletar todos os componentes do sangue separados e a coleta é 10 vezes maior do que a coleta de sangue comum, chamada de coleta de sangue total.

A segunda palestra foi ministrada pela enfermeira do HGP Samara Cavalcante, que além de falar sobre a coleta de sangue total também explicou a importância do doador de sangue ser também um doador de medula óssea. “A chance de se encontrar um doador compatível no banco de dados no Brasil é de uma em 100 mil, é mais do que necessário que os doadores também façam o cadastro e ajudem a salvar uma vida”, afirma.

Critérios para Seleção

Dependendo do tipo de doação que se pretende fazer os critérios podem ser um pouco diferentes, mas em geral é necessário que se tenha entre 18 e 60 anos, apresentar boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas últimas doze horas, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas três horas, entre outros requisitos que podem ser conferidos na página da secretaria da saúde do Tocantins.

Doação

Para aqueles interessados, a doação de sangue e medula óssea pode ser realizada em uma das unidades do Hemocentro (HEMOTO), localizadas no Hospital Geral de Palmas (HGP) ou na sede na Quadra 301 Norte, conjunto 02, LT 01. Mais informações podem ser adquiridas pelo site da secretária da saúde ou no telefone: 3218-3294.

 

 

Thayná Neiva - estagiária - ASCOM-TRE-TO

(Revisão - Kézia Reis)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido