Presidente do TRE-TO elogia avanços na apuração dos resultados das Eleições

Presidente do TRE-TO elogia avanços na apuração dos resultados das Eleições

Apuração eleições suplementares
Sala de monitoramento de TI

Por cinco eleições consecutivas a Justiça Eleitoral do Tocantins reduz o tempo de apuração. No segundo turno das Eleições Suplementares, por exemplo, para apurar os votos registrados nas mais de quatro mil urnas foram necessárias apenas 2h15.  A votação foi encerrada às 17 horas e em 30 minutos mais de 78% dos votos já haviam sido apurados. A totalização foi concluída às 19h15.

Durante a sessão matutina desta quarta-feira (27/6), o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas elogiou os servidores, magistrados e juízes eleitorais pela realização de mais uma eleição, destacando a celeridade e o avanço de tecnologias que garantiram ao regional tocantinense êxito em mais um pleito. “Em especial a Secretaria de TI, que bateu o recorde de apuração. Esperamos que nas Eleições Gerais de outubro de 2018 tenhamos um resultado bem parecido com esse”, disse.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Jader Gonçalves, o Tribunal tem investido no desenvolvimento e aquisição de ferramentas tecnológicas que possibilitam e facilitam o planejamento de todo o processo eleitoral. “Temos dado ênfase no monitoramento da execução de todas as atividades que envolvem a realização das eleições. De forma que se pode acompanhar e obter resultados mais rápidos e efetivos em todas as ações desenvolvidas”, explicou.

Em Gurupi, sede da 2ª Zona Eleitoral, a novidade neste 2º turno das Eleições Suplementares,  foi a utilização em todas as seções eleitorais do JE Connect, sistema de transmissão de dados que possibilita a agilidade na totalização dos votos. O uso da ferramenta proporcionou uma redução considerável no tempo de apuração, saindo de 1h40 minutos no primeiro turno, para 50 minutos no segundo turno.

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido