TRE-TO mobiliza servidores para reduzir o consumo do plástico

TRE-TO mobiliza servidores para reduzir o consumo do plástico

Arte consumo de plástico
TRE-TO mobiliza servidores para o descarte correto do plástico (Arte: Diogo Akyra)

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, sensível ao alto índice de plástico depositado no meio ambiente de forma incorreta, realiza neste mês de junho uma campanha interna de conscientização para a redução do descarte inadequado do plástico.

Durante o mês os servidores serão estimulados a trazerem de casa embalagens de plástico para serem depositadas em contêineres, que estarão identificados no subsolo, da sede do TRE-TO, a partir desta terça-feira (12/6), até o dia 29/6.  Frascos de detergente, amaciante, óleo de cozinha, shampoo, condicionar, garrafas pet e outros serão recebidos e ganharão destino ecologicamente correto.

Dados alarmantes

O copo descartável é o vilão do consumo de plástico. Cerca de 720 milhões de copos de plásticos descartáveis são lançados  diariamente no meio ambiente e podem levar até 450 anos para se decompor.

Dados do TRE-TO

No TRE-TO, por exemplo, o consumo geral de copo descartável de 180 ml, em 2017, foi de 2.608 unidades. Em 2015, o consumo foi de 2.000 unidades. Ou seja, o consumo médio mensal foi de 437,7 centos, aumentando em 30,4%, se comparado ao mesmo período de 2015.

Para reduzir esse índice o TRE-TO tem adotado campanhas de conscientização internas e a  substituição dos copos de plástico pelos de papel. 

Alerta

Estudiosos alertam sobre os perigos que o plástico produz ao meio ambiente, principalmente para os animais marinhos. Um estudo realizado pelo especialista em ecologia industrial Roland Geyer, pela Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos foi divulgado pela publicação científica Science Advances e faz uma abordagem sobre a primeira estimativa global de quanto plástico foi produzido, como o material é usado em todas as suas formas e onde ele vai parar.

Estes são alguns dos principais dados.

  • 8,3 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidas nos últimos 65 anos;
  • Metade deste material foi produzido apenas nos últimos 13 anos;
  • Cerca de 30% da produção histórica continua sendo usada até hoje;
  • Do plástico descartado, apenas 9% foi reciclado;
  • Cerca de 12% foi incinerado, mas 79% terminou em aterros sanitários;
  • Os itens de menos uso são embalagens, utilizadas por menos de um ano;
  • Os produtos plásticos com uso mais longo estão nas áreas de construção civil e maquinaria;
  • Tendências atuais apontam para a produção de 12 bilhões de toneladas de lixo plástico até 2050;
  • Em 2014, a Europa teve o maior índice de reciclagem de plástico: 30%. A China veio em seguida com 25% e os EUA reciclaram apenas 9%.

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

Últimas notícias postadas

Recentes