TRE-TO responde pesquisa do TCU sobre governança na administração pública federal

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TRE-TO responde pesquisa do TCU sobre governança na administração pública federal
Foto: Angela Karolline - ASCOM TRE-TO

O diretor geral, José Machado dos Santos se reuniu com secretários, diretores, assessores e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) na tarde desta quinta-feira (28/6) para responder a pesquisa de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) 2018, que anualmente aplica um questionário a diversas organizações para obter e sistematizar informações sobre a situação de governança pública e gestão em organizações federais.

Na pesquisa de 2017 o TRE-TO obteve resultados satisfatórios em diversas áreas no relatório individual da autoavaliação comparado às médias obtidas pelas organizações do mesmo tipo, segmento e demais organizações participantes. “Em relação à pesquisa anterior o TRE-TO foi bem avaliado e encontra-se no patamar de intermediário a aprimorado, cumprimento e agradeço o empenho de todas as unidades, esse é um exercício anual, uma oportunidade de melhorar, escolher uma opção, estudar e desenvolver ferramentas para alcançar na próxima avaliação, pontuações cada vez melhores. Parabéns a todos pelo compromisso e comprometimento”, destacou o diretor geral.

O levantamento de 2017, feito de maneira a identificar os pontos mais vulneráveis e induzir melhorias, foi realizado em 488 organizações, dentre os segmentos analisados estão: autarquias; bancos; casas legislativas; conselhos profissionais/ estaduais / estatais; funções essenciais à justiça; fundações; fundos; instituições de ensino; instituições militares; ministérios; órgãos executivos da administração direta; paraestatais; tribunais e unidades de saúde.

Ultrapassando a margem de satisfação em relação às categorias tribunal, judiciário e organizações em geral, o TRE-TO se destacou nos índices de autoavaliação da organização em relação a seu contexto; governança pública; capacidade de gestão de TI (tecnologia da informação); governança e gestão em contratações, entre outras áreas. A pesquisa demonstra que, no geral, em diversas áreas o TRE-TO obteve melhores avaliações, entretanto alguns processos precisam ser melhorados dentro dos índices de capacidade em gestão de pessoas; serviços e nível de serviços de TI, políticas de responsabilidades e processos e atividades para a gestão da segurança da informação; capacidade em gestão de contratações.

Confira o relatório de 2017 aqui.

Para conhecer o Sistema de Governança e Gestão do TRE-TO clique aqui.

Governança

A governança pública é a capacidade que as instituições têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender às demandas da população, utilizando-se de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas. Para alcançar uma boa governança é necessário uma liderança sólida, uma estratégia segura e um controle efetivo sobre as ações dos diversos gestores que compõem determinada instituição.

Gestão estratégica e de riscos, transparência, acompanhamento de resultados, avaliação e accountability (conceito que envolve transparência, responsabilidade e prestação de contas) são alguns dos elementos da governança que contribuem para que uma organização produza o maior valor possível com os recursos que ela tem.

 

(ASCOM TRE-TO)

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