“Agentes da Democracia” chega a Palmas e mobiliza cerca de 600 alunos em escola de tempo integral

“Agentes da Democracia” chega a Palmas e mobiliza cerca de 600 alunos em escola de tempo integral

“Agentes da Democracia” chega a Palmas e mobiliza cerca de 600 alunos em escola de tempo integral

O desenvolvimento da educação cidadã e a formação direta de eleitores e políticos do futuro estão entre as ações prioritárias do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Dessa forma, após percorrer 56 escolas no interior do Estado, engajando mais de 11 mil alunos, o projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO) chega a Palmas. As atividades foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (4/5) no Colégio de Tempo Integral  Professora Elizangela Glória Cardoso. A primeira fase do projeto será concluída na Capital até a próxima semana, com ações desenvolvidas em mais 12 escolas.

 

A vice-presidente, corregedora do TRE-TO e diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), desembargadora Ângela Prudente, explicou que o país passa por tempos difíceis que causam desânimo e apatia por parte da sociedade, especialmente dos jovens, “é nesse cenário que devemos protagonizar uma educação cidadã para fortalecer a democracia brasileira, educando e conscientizando afim de produzir formadores de opinião aptos a modificar paradigmas e influenciar positivamente os demais”, ressaltou.

 

O juiz da 29º Zona Eleitoral de Palmas, Luís Otávio de Queiroz Fraz, lembrou que os jovens têm a missão de estar sempre na vanguarda e a mudança necessária para o país deve partir do protagonismo juvenil. “Por isso, para quem ainda não tirou o título de eleitor, traremos a equipe do Cartório para que vocês possam fazer o alistamento eleitoral e assim participar das eleições em outubro”, garantiu.

 

“Esse projeto tem como objetivo resgatar no jovem o exercício da cidadania e com isso trazer a vontade e o ânimo de participar da política brasileira e do desenvolvimento democrático para um futuro melhor”, destacou o diretor executivo da EJE-TO, o juiz Henrique Pereira dos Santos.

 

Para o subsecretário estadual da Educação, Robson Vila Nova Lopes, essa atividade reforça os princípios constitucionais “no que se refere à educação como dever do Estado, da família e da colaboração da sociedade, por isso dentre os pilares da educação temos a responsabilidade com a formação para a cidadania e essa formação passa pelo fortalecimento da democracia”, disse.

 

A aluna Marina Campos, de 17 anos, vai votar pela primeira vez nessas eleições e conta que acha importante o jovem participar do processo eleitoral “em meio a esse circo político que está acontecendo no Brasil é muito importante a gente ficar mais ligado na política e ter uma opinião formada  principalmente na hora de votar, buscando saber o histórico e a trajetória de vida dos candidatos”, revelou.

 

Atividade

O “Agentes da Democracia” vem levando informação de forma interativa para os jovens eleitores, com palestras sobre “A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com o poder vem grandes responsabilidades”. Além disso, a ação busca despertar no jovem consciência cívica, utilizando de um jogo de tabuleiro, além de votação simulada e, o alistamento eleitoral, com a participação da equipe dos cartórios eleitorais,  que realizam um atendimento especial para os estudantes.

 

Escolas

Na tarde desta sexta-feira o projeto também atendeu a Escola Estadual Tiradentes e na próxima segunda-feira (7/5) a equipe visitará o Centro de Ensino Médio de Taquaralto e Centro de Ensino Médio Castro Alves, às 9h30, e às 15h a Escola Estadual Setor Sul e a Escola Estadual Novo Horizonte.

 

Na terça-feira (8/5) a Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros recebe as ações do projeto às 9h, o Colégio Estadual Beira Rio às 9h30 e Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz.

 

Na quarta-feira (9/5) o projeto chega até o Colégio Estadual Duque de Caxias às 9h e ao Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday às 10h.

 

Autoridades

Estavam presentes no evento o chefe do Cartório Eleitoral de Palmas, Adielson Gonçalves, o diretor do Colégio Estadual Elisângela Glória Cardoso, Manoel Filho, e a equipe da EJE-TO Ana Carina Souto, Paulo Vitor Gutierrez, Juliana Bringel, Elisandra Bega, José Renato Magalhães, Dourival Reis, Denilson Mariano e Adilson Cunha.

Vídeo

Confira o vídeo desta ação no programa TRE-TO Direto 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido