Cédulas de votação são preenchidas para serem utilizadas em auditoria das urnas eletrônicas

Cédulas de votação são preenchidas para serem utilizadas em auditoria das urnas eletrônicas

Cédulas de votação são preenchidas para serem utilizadas em auditoria das urnas eletrônicas
Representantes de partidos e coligações depositam cédulas na urna de lona para auditoria

Na manhã desta sexta-feira (25/5), os representantes dos Partidos Políticos e Coligações realizaram o preenchimento das cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da auditoria da votação eletrônica durante as Eleições Suplementares 2018, em conformidade com o disposto no artigo 21 da Resolução 409/2018.

Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz de Direito Marcelo Faccioni, que esclareceu a importância do momento no processo eleitoral. “Esse trabalho demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança da votação. É uma forma de mostrar à sociedade que os sistemas eletrônicos de votação são seguros. Por isso realizamos essa convocação. Toda a sociedade pode acompanhar a auditoria da votação, que será realizada no dia 3 de junho, aqui no auditório do TRE-TO. Os trabalhos serão transmitidos pela internet”, explicou o juiz.

O advogado eleitoral Leandro Finelli destacou a evolução dos sistemas de fiscalização e auditoria do voto eletrônico nos últimos anos. “Para nós, que atuamos nessa área, é um privilégio saber que estamos inseridos em um processo seguro e transparente. Ao longo desses anos de trabalho, tenho percebido que a cada dia a Justiça Eleitoral tem buscado se aperfeiçoar, demonstrando seu compromisso com a sociedade ao divulgar esses processos de trabalho aos cidadãos”, disse.

“Inserir representantes da sociedade civil, como a Sociedade Brasileira de Computação e Universidades, para acompanhar os trabalhos da comissão de auditoria demonstra a seriedade e transparência do processo, além de oportunizar o esclarecimento de dúvidas acerca do certame”, disse Stephany Martins, representante da Sociedade Brasileira de Computação.

Ações

O preenchimento das cédulas realizado na manhã desta sexta-feira (2/5) consiste na simulação de uma votação, onde os presentes assinam o número do candidato que está concorrendo às Eleições Suplementares e as depositam em urnas de lona que ficam lacradas até o dia da votação, 3 de junho. No dia do pleito os nomes são registrados nas urnas eletrônicas sorteadas. Esse processo é acompanhando por equipe de auditores independentes, representantes de partidos e coligações, OAB, imprensa e demais representantes da sociedade.  Ao final da votação é realizada a conferência para saber se os dados da urna conferem com os das cédulas.

 

Cronograma de atividades da Comissão de Votação Eletrônica

Dia: 29 de maio de 2018 – terça-feira

Horário: 9h30

Local: Colégio Militar – Palmas -TO

Endereço: Quadra Norte, Plano Diretor Norte, Palmas - TO

 

Atividades: Palestra tendo como público-alvo alunos do ensino médio, preenchimento de cédulas de votação pelos estudantes e recolhimento pelos membros da Comissão, para utilização na Auditoria da Votação Eletrônica - Eleições Suplementares 2018, em conformidade com o disposto no art. 21 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.

 

Dia: 1º de junho de 2018 – sexta-feira

Horário: 14h00

Local: Auditório do TRE-TO

Endereço: Quadra 202 Norte, Av. Teotônio Segurado, Conjunto 01, Lotes 1 e 2, Plano Diretor Norte, Palmas - TO

Atividades: Treinamento com a equipe de apoio dos trabalhos da Comissão e montagem do ambiente com os responsáveis pela filmagem.

 

Dia: 2 de junho de 2018

Horário: 8h00

Local: Auditório do TRE-TO

Atividades: Sorteio das urnas a serem auditadas, em conformidade com o disposto nos arts. 16 a 18 da Resolução/TRE-TO nº 409/2018.

 

Dia: 3 de junho de 2018

Horário: 7h00 às 17h00

Local: Auditório do TRE-TO

Atividade: Procedimentos de votação e encerramento da Auditoria da Votação Eletrônica, conforme com o disposto nos arts. 25 a 29 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.

 

Dia: 3 de junho de 2018

Horário: 17h00

Local: Auditório do TRE-TO

Atividades: Conclusão dos trabalhos de auditoria, em conformidade com o disposto nos arts. 30 e 31 da Resolução/TRE-TO n.º 409/2018.

E-mail: cave@tre-to.jus.br

Telefone: (63) 3229-9662/9663

 

Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido