Consultor do Instituto Innovare visita TRE-TO para conhecer boas práticas da Justiça Eleitoral

Foram inscritos quarto projetos. Três na categoria Tribunal e um na categoria Juiz

Consultor do Instituto Innovare visita TRE-TO para conhecer boas práticas da Justiça Eleitoral
Reunião entre a presidência do TRE-TO, consultor e equipe técnica do Regional (Fotos: Lucas Nascimento)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Marco Villas Boas, recebeu, na tarde desta segunda-feira (21/5), o consultor do Instituto Innovare Altivo José da Silva Júnior, que veio ao Tocantins para conhecer as boas práticas da Justiça Eleitoral na prestação jurisdicional e atendimento ao cidadão. O Regional tocantinense inscreveu quatro boas práticas, que agora passam por análise. Destes são na categoria Tribunal e um na categoria Juiz.


Um dos projetos avaliados foi a Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas, desenvolvido pela Presidência do TRE-TO. Durante a reunião, o desembargador Villas Boas ressaltou a importância do projeto para promover a participação efetiva dos indígenas no processo eleitoral. “Estamos abrindo canais para que eles possam reivindicar seus direitos. Não se trata de hiperproteção. Queremos abrir caminhos para a participação efetiva dos povos indígenas no processo eleitoral”, disse.


“Estamos aqui para verificar o que está acontecendo, para avaliar a questão da autoria dos projetos, registrar o contato das pessoas para receberem a premiação. O judiciário aqui é bastante evoluído e tem grandes práticas”, destacou Altivo Júnior.


O consultor ouviu a equipe técnica do Tribunal que apresentou relatório das ações desenvolvidas.


A Corregedoria Eleitoral também recebeu a visita do auditor para conhecer o Projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). A vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, discorreu sobre as atividades realizadas com os jovens eleitores do Estado. “Surpreendi-me com a grande participação que tivemos. Os jovens, hoje, têm acesso às ferramentas de comunicação e têm ciência da sua responsabilidade, mas é necessário despertar para participação efetiva nesse processo”, avaliou.


Outro projeto inscrito no Prêmio Innovare foi o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que rege o Processo Eleitoral do TRE-TO, apresentado ao consultor pelo diretor-geral, José Machado dos Santos. “Hoje o processo de realizar eleições no Tocantins já está consolidado. O SGQ proporciona ao gestor gerenciar e administrar todas as atividades propostas dentro do Sistema”, disse.


Sobre a participação do TRE-TO no Prêmio Innovare a assessora de pesquisa e qualidade do TRE-TO, Silvia Helena Dias, explicou que, “o objetivo maior é disseminar uma boa prática para melhoria dos serviços prestados ao cidadão usuário”.

Na tarde desta terça-feira, 22, a Ouvidoria Regional Eleitoral, por meio do juiz membro e ouvidor Agenor Alexandre, apresentará o quarto projeto inscrito no Innovare, Audiências sobre a Lei de Acesso à Informação. O projeto foi inscrito na categoria Juiz.

Fases

As informações apresentadas ao consultor serão encaminhas à Comissão Julgadora que irá analisar o relatório e atribuir nota, em relação aos demais tribunais para avaliar qual o tribunal melhor alcançou seus objetivos do Innovare para atender a Justiça.

Participantes

Participaram da reunião oJuiz Wellington Magalhães, Juiz Eleitoral da 13ª ZE e Coordenador do Projeto; o juiz eleitoral da 28ª ZE de Miranorte, Cledson José Dias Nunes, Drª Lídia Soraya Barroso, Doutora em Pesquisa - Antropologia da Educação; Regina Reis, Secretária Judiciária e Gestão da Informação; Teodomiro Amorim, Secretário de Administração e Orçamento; Cristiane Boechat, Secretária de Gestão de Pessoas; Jader Gonçalves, Secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Leôncio, Secretário do Comitê de Segurança Institucional e Maria do Carmo Barbosa, Chefe de Seção de Editoração e Publicações.

Prêmio innovare
Mais importante premiação da Justiça brasileira, o Innovare procura valorizar inciativas que buscam soluções para os desafios enfrentados por todos que atuam no sistema de Justiça, de natureza administrativa ou judicial.

 

Lilia Mara - ASCOM TRE-TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido