Ouvidor Eleitoral participa de ciclo de palestras sobre Lei de Acesso à Informação, em Curitiba (PR)

Ouvidor Eleitoral participa de ciclo de palestras sobre Lei de Acesso à Informação, em Curitiba (PR)

Ouvidor Eleitoral participa de ciclo de palestras sobre Lei de Acesso à Informação, em Curitiba ...

O ouvidor regional eleitoral, juiz membro Agenor Alexandre participou, na ultima quarta-feira (16), do lançamento do ciclo de audiências públicas sobre a Lei 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, e a Lei 13.460/2017, que trata dos direitos dos usuários de serviços públicos. O evento aconteceu no auditório do Regional Paranaense (TRE-PR). O projeto se estenderá também aos municípios do interior do Paraná.

Durante o encontro, discutiram-se pontos relevantes dessas leis, ressaltando-se a importância dos aspectos legais que envolvem a atuação do servidores. A conversa também se voltou à conscientização dos eleitores e da comunidade acadêmica quanto à necessidade de se utilizarem corretamente os canais que de comunicação com a sociedade disponibilizados pelo TRE-PR, visto que tais mecanismos conferem transparência aos atos e ao controle do serviço público, contribuindo para a sua melhoria. A Ouvidoria do TRE-PR, por exemplo, é um veículo de exercício da cidadania que tem como um de seus objetivos tornar possível ao cidadão acompanhar a prestação de serviços pela Justiça Eleitoral, como forma de melhorar a efetividade do trabalho desenvolvido no TRE-PR. Outro ponto discutido durante a audiência pública foi o papel do Ministério Público nas eleições de 2018.

“Foi uma honra participar juntamente com presidente daquela Corte, Desembargador Luiz Taro Oyama e outros membros do Regional, do lançamento do ciclo de audiências públicas promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.  No evento percebemos a credibilidade no projeto da Ouvidoria do TRE-TO e também o prestígio que o nosso Regional goza frente aos demais Estados, além do mais a Justiça é UNA e, portanto, com a união de todos os Tribunais Eleitorais acerca da disseminação deste projeto de consciência social e fiscalização das ações do poder público  através do canal das Ouvidorias poderemos buscar uma sociedade melhor”, comemorou o Juiz Agenor Alexandre.                                                

Na primeira parte da audiência, compuseram a mesa o juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Dr. Agenor Alexandre da Silva; e os servidores do TRE-TO Henrique Hugueney Romero, assistente da Ouvidoria, e Denilson Mariano de Brito, assistente da Escola Judiciária Eleitoral. Na segunda parte, conduziram a exposição a procuradora regional eleitoral do Paraná, Dra. Eloísa Helena Machado; o juiz-membro da Corte do TRE-PR e ouvidor do TRE-PR, Dr. Pedro Luís Sanson Corat; e o juiz-membro da corte e ouvidor do TRE-MA, Dr. Eduardo José Leal Moreira; e o juiz ouvidor substituto do TRE-MA, Dr. Julio Cesar Lima Prazeres.

O evento, presidido pelo juiz-membro da Corte do TRE-PR e ouvidor do TRE-PR, Dr. Pedro Luís Sanson Corat, ainda contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Des. Luiz Taro Oyama; do juiz-membro substituto da Corte desembargador Laertes Ferreira Gomes; e do ex-juiz-membro da Corte na classe de advogados Dr. Josafa Antônio Lemes.

(Com informações do TRE-PR)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido