EJE/TO: Estudantes de Araguatins participam do projeto "Agentes da Democracia"

EJE/TO: Estudantes de Araguatins participam do projeto "Agentes da Democracia"

Eleitor do Futuro 10ª ZE de Araguatins

Para levar informação de forma lúdica e interativa para os jovens eleitores que participarão do processo eleitoral pela primeira vez, o projeto “Agentes da Democracia - formação de eleitores e políticos do futuro”, esteve no Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem, em Araguatins, nesta segunda-feira (5/3).  

O projeto está sendo realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO) e contou com a participação de cerca de 490 alunos.  

O servidor Denilson Mariano, ministrou a palestra "A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e orientou os adolescentes a analisarem as propostas dos candidatos bem como o partido em que estão  filiados, pois isso influenciará na organização política do sistema. "Voto não tem preço, tem consequência, por isso, a realidade é um reflexo das nossas escolhas", ressaltou.  

Utilizando uma linguagem acessível, o servidor Adilson Cunha usou a frase do filme "O Homem Aranha" para ministrar a palestra: “O Político do Futuro: com o poder vêm grandes responsabilidades”, provocando assim a reflexão sobre o que é a política.  

"A política existe para possibilitar a vida em sociedade, bem como para respeitarmos a escolha dos outros, quando se fala em política estamos falando também sobre liberdade, ou seja, o nosso poder de escolher, o que queremos para a nossa vida e o nosso futuro", explicou o servidor da Justiça Eleitoral.  

Os adolescentes também fizeram perguntas e esclareceram todas as dúvidas sobre a segurança nas urnas eletrônicas, voto impresso, voto nulo, entre outros temas.  

A estudante Larissa Silva, de 15 anos, contou que está ansiosa para votar pela primeira vez. "Esse evento aqui na escola nos ajudou a compreender como é o processo eleitoral e a importância de escolher muito bem os nossos representantes", ressaltou.  

Além das palestras, os alunos participaram de um jogo interativo de tabuleiro com perguntas e respostas abordando relevantes temas como cidadania, democracia, processo eleitoral, corrupção, voto consciente, entre outros. A dinâmica foi conduzida de forma descontraída, mas com muita informação, pelos servidores Juliana Marques Bringel e Paulo Vitor Gutierrez.  

Ainda durante o evento, a Coordenadora Ana Carina Mendes Souto e a Pedagoga do Projeto Elisandra Bega, estiveram reunidas com o diretor da escola, major Márcio Almeida, e ressaltaram a importância dos professores trabalharem os temas abordados em sala de aula.  

O diretor agradeceu a presença da Justiça Eleitoral do Tocantins e destacou que os assuntos abordados irão provocar uma mudança de comportamento nos alunos. "Tenho certeza que todas as informações serão reforçadas dentro do nosso conteúdo pedagógico", garantiu.  

Atendimento especial  

O chefe de cartório de Araguatins, Antônio Fabio Santana, garantiu que realizará um atendimento especial para os jovens que irão se alistar pela primeira vez no período de 12 a 16 de março.  

Cronograma 

O projeto percorrerá 70 Escolas do Tocantins, a equipe da EJE/TO estará na Região Norte até o dia 14 de março, onde visitarão nove escolas nos municípios de Augustinópolis, Axixá, Itaguatins, Tocantinópolis, Xambioá e Wanderlândia.

 

Gabriela Almeida (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido