Inclusão Sociopolítica promove aproximação das comunidades indígenas ao processo eleitoral

Inclusão Sociopolítica promove aproximação das comunidades indígenas ao processo eleitoral

Indígenas Tocantins

A Justiça Eleitoral do Tocantins encerrou, na tarde desta sexta-feira (16/3), o Workshop sobre Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas do Tocantins, com a participação de 34 caciques, representando 8 etnias do Tocantins.  O presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas, ao finalizar o evento destacou a importância do debate dos temas: Segurança nas Eleições, Representação Política e Diálogos Interculturais.

“Queremos criar esse ambiente de participação para que todos possam falar e discutir seus problemas e possam também reivindicar seus direitos e cumprir os seus deveres. Tivemos aqui a oportunidade de compreender melhor cada  cultura. Agradeço a toda a equipe que contribuiu para a construção desse projeto”, destacou o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas.

Os participantes trouxeram ao conhecimento da Justiça Eleitoral suas percepções sobre a inserção dos povos indígenas no contexto social, democrático e político através de rodas de conversa e debates com mestres, doutores, juízes e servidores da Justiça Eleitoral, durante oficinas que aconteceram na manhã desta sexta-feira (16/3).

“Meu pai e meu avô não sabiam o que era política e não podiam votar, pois não eram alfabetizados e assinavam com o dedão. Quando a urna chegou na Aldeia pela primeira vez todos ficaram assustados, os idosos e as crianças principalmente, mas  agora ficamos felizes porque todos nós podemos votar. Não conhecíamos a política e esse é o primeiro espaço que tivemos para aprender sobre a política”, conta o indígena Cornélio Krahô, da Aldeia Santa Cruz.

O coordenador do projeto, juiz eleitoral da 13° Zona Eleitoral de Cristalândia, Wellington Magalhães, resumiu como o evento foi realizado. “Cada uma das oficinas chegou ao final com três propostas de ação, no campo da segurança, da representação política e no campo do diálogo intercultural. Nós copilamos todas as propostas que foram apresentadas e concluídas a partir da oitiva atenta das comunidades indígenas. Essas propostas foram então encaminhadas à presidência para do TRE-TO, que promoverá um plano de ação, norteando ações para a efetiva cidadania dos povos indígenas”, ressaltou.

Um plano de ação para atender as demandas das comunidades indígenas será desenvolvido. A confecção de uma cartilha em português e línguas indígenas com as principais propostas de cada eixo temático, informações sobre o funcionamento do processo eleitoral, os direitos dos povos indígenas e o que são considerados crimes eleitorais, e a capacitação de indígenas para trabalhar como voluntários no processo eleitoral estão entre as propostas definidas. 

O ex-presidente do Regional do Paraná, desembargador Edson Vidal, em visita ao Tocantins para outros compromissos também acompanhou o evento que encerrou a primeira fase do projeto. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido