1° Concurso de Redação incentiva a consciência política de jovens estudantes

1° Concurso de Redação incentiva a consciência política de jovens estudantes

1° Concurso de Redação incentiva a consciência política de jovens estudantes

Como parte integrante do projeto "Agentes da Democracia: formação de eleitores e políticos do futuro" foi realizado, na tarde desta terça-feira (30/10), a solenidade de premiação do 1° Concurso de Redação, realizado na 20° Zona Eleitoral, com o principal objetivo de desenvolver ferramentas educacionais, estimular e preparar o jovem eleitor. A premiação dos alunos vencedores aconteceu na Câmara de Vereadores do município de Peixe.

 Participaram do Concurso 341 alunos, sendo 150 do Colégio Estadual Dom Orione, em Peixe, 52 do Colégio Estadual Adelaide Francisco Soares, em Jaú do Tocantins, 100 do Colégio Estadual Regina Siqueira Campos, em São Valério da Natividade e 39 alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Sucupira.

 As redações foram corrigidas por Comissão Julgadora, designada por meio de uma parceria firmada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO) e a Universidade do Tocantins (Unitins).

 Os alunos vencedores das quatro melhores redações receberam bicicletas e notebooks, e as 20 melhores redações integram a coletânea que pode ser acessada no link

 Por causa das chuvas na região durante a premiação o auditório ficou sem energia elétrica, mas a energia dos alunos era contagiante. Para a diretora da EJE/TO, desembargadora Ângela Prudente, é fundamental despertar nos jovens o sentimento democrático e o compromisso de participação na vida política do país.

"Entendemos ser necessária uma participação ativa da Justiça Eleitoral na formação direta de eleitores e políticos, a fim de fortalecer a democracia brasileira e consolidar o espírito democrático na vida da nação", ressaltou a desembargadora.

O reitor da Unitins, professor Augusto de Rezende Campos, destacou a importância de debater a cidadania do processo eleitoral. "O debate passa pela formação e a conscientização na escolha dos nossos representantes", disse.

O promotor eleitoral, Mateus Ribeiro dos Santos, emocionou-se ao ver os alunos cantando o hino nacional já que não foi possível a utilização de som mecânico, por causa da falta de energia durante a cerimônia. "Essa é uma verdadeira demonstração de cidadania, fico muito feliz em ver todos os alunos cantando o hino e demonstrando respeito a nossa pátria", avaliou.

"O que esses alunos estão fazendo pela história do país é de uma importância excepcional, e os professores foram essenciais nesse processo", ressaltou a juíza eleitoral, Cibelle Maria Bellezia.

 O estudante Felipe Pereira, primeiro colocado no concurso de redação, contou que leu muito sobre a redemocratização do Brasil e o período da ditadura, quando os jovens de 16 não podiam votar. "Por isso acho fundamental a nossa participação no processo eleitoral, pois nós jovens podemos fazer a diferença", acredita.

 

 

Classificação geral:

 

1 Felipe Gomes Pereira - Jaú do Tocantins

2 Victor Alessandro Ponce do Nascimento Pereira - Peixe

3 Olavo Lisboa dos Santos - São Valério

4 Ana Júlia Dantas Moreira - Sucupira

5 Victória Raika R da Silva - São Valério

6 Luiz Felipe de Castro Varanda - São Valério

7 Brenda de Paula Silva - Peixe

8 Helen Vitória Pereira Varanda - São Valério

9 Sebastião Junior Ferreira da Cruz - São Valério

10 Luiz Antônio José da Silva - Peixe

11 Isadora Ribeiro de Souza - Peixe

12 Samara Pereira Macêdo - Peixe

13 Lorraine Alves da Silva - Jaú do Tocantins

14 Victória Jeniff er da Silva Lopo - Jaú do Tocantins

15 Rayelly Oliveira Rubim - Jaú do Tocantins

16 Jakelline Gonçalves de Andrade - Jaú do Tocantins

17 Mayanne Barbosa Ramos - Sucupira

18 Nayane Eunice de S. Antunes - Sucupira

19 Amanda Gonçalves S. Abreu - Sucupira

20 Anita Carvalho de Assis - Sucupira

Gabriela Almeida - ASCOM/TRE-TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido