Juiz da 29º ZE de Palmas fala sobre intolerância política

Juiz da 29º ZE de Palmas fala sobre intolerância política

Juiz da 29º ZE de Palmas fala sobre intolerância política
Juiz da 29º ZE de Palmas fala sobre intolerância política

O juiz da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Luis Otávio de Queiroz Fraz, participou nesta sexta-feira (19/10), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev), de um bate-papo sobre temas importantes e atuais com os servidores do Instituto, sobre Saúde Emocional da Mulher (Outubro Rosa) e a Intolerância Política no Processo Eleitoral (Eleições 2018), que também contou com a participação da Defensora Pública, Elydia Monteiro.

 

O evento foi aberto pelo presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, que reforçou a importância do debate de ideias e não o ataque às pessoas. “Quando concentramos em denegrir ou atacar as pessoas e não em argumentos, perdermos a razão”, destacou.

 

Na sequência, o juiz eleitoral Luis Otávio, iniciou sua palavra com uma dinâmica diferente, perguntando à plateia quantas pessoas eram do Estado, quantos eram de fora, para tratar do agravamento da discriminação e intolerância ao diferente. “As discussões físicas migraram para a internet, o que houve aumento de discussões cada vez mais agressivas a respeito de política nas redes sociais. Está muito mais cômodo brigar, retrucar de maneira violenta ou ríspida a opinião alheia, e às vezes as pessoas não podem se defender”, afirmou.

 

Aos servidores do Igeprev, o Juiz pediu para que não tenham político de estimação, para que reflitam sobre o amanhã, praticando amor, respeito e doação. “Olhem com carinho para este órgão aqui, o Igeprev. É desta casa que parte a tranquilidade para uma velhice em paz. Divergências fazem parte da vida, mas que não anulemos uns aos outros”, disse.

 

Ainda para ele, devemos praticar a tolerância e o respeito para um convívio melhor, principalmente para não perdermos amigos e balançar o relacionamento com familiares. “É aquela velha frase, não fazer com o outro aquilo que não gostaria que fizessem com você, isso é tolerância, é respeito”, concluiu.

Saúde Emocional da Mulher

A Defensora Pública, Elydia Monteiro tratou o Tema Saúde Emocional sob dois aspectos e reflexões, o primeiro com base nas suas avaliações das atividades de trabalho, de forma mais empírica, e o segundo em explicar porque as pessoas foram e são condicionadas historicamente a desconsiderar suas emoções e como isso afeta na relação com o outro. “As emoções são partes fundamentais para o estado de saúde do ser, não dá mais para que a gente entenda uma pessoa bem e saudável quando as suas emoções não estão equilibradas, ajustadas e harmoniosas. E isso causa choque nas relações, nas convivências”.

 

Cássio Resplandes - estagiário (revisão: Kézia Reis)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido