Justiça Eleitoral promove ação voltada aos idosos nesta quarta-feira

Justiça Eleitoral promove ação voltada aos idosos nesta quarta-feira

Justiça Eleitoral promove ação voltada aos idosos nesta quarta-feira
Justiça Eleitoral promove ação voltada aos idosos Fotos: Lucas Nascimento

A Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realiza nesta quarta-feira (3/10) mais uma ação de conscientização e cidadania com o projeto “Agentes da Democracia – Formação de eleitores e políticos do futuro”. Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado no último 1º de outubro, desta vez o público alvo é a turma da terceira idade, com ação realizada pela manhã no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira e pela tarde na Universidade da Maturidade, em Palmas.

O evento foi aberto pela a diretora da Escola Judiciária Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, que falou um pouco do projeto e destacou a importância da participação no processo democrático. "Acima de 70 anos, o voto se torna facultativo, a participação desses eleitores é muito importante, pois com toda sua experiência de vida podem contribuir sobremaneira para a escolha daqueles que serão nossos representantes. O objetivo dessa nova etapa do Projeto Agentes da Democracia é a promoção de ações acerca da importância da participação dos idosos no processo eleitoral, valorizando-os e estimulando-os a continuarem exercendo sua cidadania, por meio do voto”, ressaltou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas, Simone Fontenelle da Silva, prestigiou o evento e falou da importância da ação. "O TRE do Tocantins está de parabéns por trabalhar a intergeracionalidade, conscientizar os jovens e a pessoa idosa da importância do voto é uma ação de cidadania. O voto do idoso não é só dele é da família toda, e conscientizar da importância do voto além de ser uma ação cidadã contribui para a melhoria do nosso país", afirmou.

Durante palestra, o servidor do TRE-TO Adilson Cunha destacou a importância da participação do idoso no processo eleitoral. "A importância da participação dos idosos se dá pela questão da longevidade dessa população e como ela é importante não só numericamente, como também pela experiência que têm para colaborar com os jovens que estão por participar do processo eleitoral, fazendo-se necessário trazer cada vez mais a consciência a este público para o processo eleitoral", disse.

Auzerina Rodrigues de Sousa, 71 anos, participante das atividades do Parque do Idoso considerou aprovou a ação da Justiça Eleitoral. "Esta ação ajuda no esclarecimento de muita gente que pensa que votando em um candidato, que prometeu alguma coisa, vai fazer tudo aquilo que ele está dizendo, e ele não vai fazer tudo sozinho sem o auxílio do outro, do legislativo no caso, os poderes são independentes, mas uma hora eles se cruzam, e essa educação política é muito importante", falou.

As atividades do jogo “Eleitor do Futuro em ação”, foram coordenadas pelos servidores Juliana Marques e Dourival Reis. Após o jogo de educação e conscientização política, houve simulação de votação com urnas eletrônicas.

Ainda nesta quarta-feira, às 14h, a ação será realizada na Universidade da Maturidade - UFT.

Agentes da Democracia

Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino.

Já nesta segunda etapa, iniciada em 11 de setembro de 2018, o projeto tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil alunos, em 30 municípios de 17 Zonas Eleitorais.

Equipe da EJE/TO

Participaram da ação os servidores: Ana Carina Souto, coordenadora do projeto, Juliana Marques, Elisandra Bega e Paulo Vitor Gutierrez.

Parque do Idoso

O Parque Municipal da Pessoa Idosa de Palmas – Francisco Xavier de Oliveira atende 150 pessoas em ações nas linhas do esporte e do lazer, como capoeira, massagem, fisioterapia, grupos de convivência e demais atividades que proporcionam saúde e qualidade de vida para a pessoa idosa.

"Aqui não é uma instituição de longa permanência, não somos cuidadores, nós trabalhamos a autonomia da pessoa idosa, e para participar a pessoa tem que ter 60 anos ou mais, dar conta de fazer as atividades de vida diária e um atestado médico obrigatório para fazer as atividades. O cadastro é realizado aqui, depois disso a gente tem mais uma avaliação física pelo profissional, e aqui ela recebe toda informação na área do envelhecimento", explicou Silvanete Mota de Oliveira, coordenadora do Parque da Pessoa Idosa de Palmas.

ASCOM/TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido