Projeto Agentes da Democracia é levado para crianças da educação infantil em Palmas

.

Projeto Agentes da Democracia é levado para crianças da educação infantil em Palmas
Foto: Lucas Nascimento - ASCOM TRE-TO

A Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou na manhã desta quarta-feira (10/10) mais uma ação de conscientização e cidadania com o projeto “Agentes da Democracia – Formação de eleitores e políticos do futuro”. Desta vez a ação foi estendida a crianças do 1º e 2º ano fundamental do CEI – Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, do Tribunal de Justiça do Tocantins.

De acordo com a servidora da EJE, Juliana Marques o projeto, pensado inicialmente para alcançar jovens eleitores, foi transformado e adaptado para alcançar também crianças da pré-escola. “O nosso projeto tem alcançado jovens do ensino médio, mas vimos a necessidade de também atender as crianças, pois precisamos plantar a semente no início para que eles possam ser futuros eleitores conscientes e quem sabe políticos do futuro. E para isso adaptamos o projeto Agentes da Democracia de acordo com a faixa etária das crianças do CEI, contamos uma história a respeito das escolhas certas, fizemos o jogo para que eles pudessem brincar e aprender um pouco mais sobre o processo eleitoral”, esclareceu.

“Essa ação é fundamental para o projeto que estamos realizando com os meninos da educação infantil, são pequenas crianças que queremos transformar em grandes eleitores. A melhor forma de trabalhar as questões eleitorais é por meio do processo educativo e porque não, com crianças tão pequenas! A educação básica infantil é o momento que você trabalha todas as noções básicas e eles têm total capacidade de aprender e de exercer sua cidadania e é isso que eles estão fazendo hoje. Agradeço imensamente ao TRE por trazer essa ação para o CEI, pioneiro no Tocantins com o exercer da cidadania com crianças tão pequenas de 4 e 5 anos” destacou Luciana Fagundes, diretora do CEI.

A ação também foi acompanhada por pais de alunos que aprovaram a iniciativa. “A importância deles aprenderem desde cedo a escolher seus representantes e suas propostas é o fato disso se estender ao longo de suas vidas. Se desde cedo eles tiverem a noção de que suas escolhas são importantes para o futuro de todos, teremos adultos que saberão escolher melhor seus representantes e contribuirão com um país melhor através de suas escolhas bem feitas”, afirmou Inácio Antunes Ritter, pai do aluno Ulisses.

As atividades do jogo “Eleitor do Futuro em ação”, foram coordenadas pelos servidores Juliana Marques, Elisandra Bega e Dourival Reis. Após o jogo de educação e conscientização política, houve votação simulada com urnas eletrônicas.

Ainda nesta quarta-feira, às 14h30, a ação será realizada no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Taquaruçu.

Agentes da Democracia

Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino.

Já nesta segunda etapa, iniciada em 11 de setembro de 2018, o projeto tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil alunos, em 30 municípios de 17 Zonas Eleitorais.

Equipe da EJE/TO

Participaram da ação os servidores: Juliana Marques, Elisandra Bega, Paulo Vitor Gutierrez e José Renato Guimarães.

CEI

Inaugurado no dia 18 de junho de 2010, entrando em funcionamento em agosto do mesmo ano, o Centro conta com uma estrutura de 393 m2 de área construída em um espaço total de 1.393 m2. O local é adequado para atender 110 crianças, sendo 55 pela manhã e 55 à tarde.

Localizado na quadra 205 Sul, Alameda 15, APM 34, em Palmas, a estrutura do CEI possui três salas de aulas, sala da diretoria pedagógica, sala dos professores e secretaria. O complexo tem ainda piscina, play ground, quadra esportiva, salão de atividades, cozinha semi-industrial, área de serviço, lavanderia e refeitório.

 

ASCOM/TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido