29ª ZE de Palmas finaliza treinamento de mesários e segue capacitando equipes de apoio

29ª ZE de Palmas finaliza treinamento de mesários e segue capacitando equipes de apoio

29ª ZE de Palmas finaliza treinamento de  mesários e segue capacitando equipes de apoio
Treinamento para os mesários de Palmas

 

A força tarefa da Justiça Eleitoral para a realização das Eleições 2018 acontece em todo o país. Com o objetivo de orientar as instruções e procedimentos que devem ser seguidos pela Mesa Receptora de Votos no dia da votação, o juiz da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Luís Otávio Queiroz Fraz, e o chefe do cartório, Adielson  Gonçalves, finalizaram o treinamento dos mesários na tarde desta quarta-feira, 19, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Alguns pontos destacados pelo juiz Luís Otávio foram os deveres, obrigações e responsabilidades, realizando as funções eleitorais com respeito e seriedade. “Os mesários são os grandes protagonistas do pleito eleitoral”.

Já Adielson Gonçalves destacou as novidades para dinamizar o fluxo no dia da eleição como o aplicativo “Mesário 2018”, o novo leyaute dos cadernos de votação e o guia rápido de mesários.  “A intenção é facilitar os trabalhos, já que é um pleito que o eleitor tem que escolher seis candidatos, além de dinamizar a transparência da eleição e atestar a credibilidade das urnas eletrônicas”, explicou.

Rotatividade de funções

Apesar das melhorias pontuais em cada pleito, as atribuições dos mesários são específicas para cada uma de suas funções. Atendendo solicitações e no intuito de possibilitar novas experiências e aprendizados, nesta eleição, foram realizadas eventuais mudanças de mesários em seus papéis.

Como exemplo desta rotatividade, o voluntário Hugo Silva, que vai atuar como 1º mesário, já exerceu as funções de secretário e 2º mesário. “A ação do mesário representa a Justiça Eleitoral no dia da eleição e o contato com o público garante a cidadania democrática”, reforçou o estudante que destacou ainda a concessão ao direito de horas curriculares ao participar voluntariamente do processo eleitoral.  

Cronograma de treinamento

Seguindo o cronograma da 29ª Zona, ainda passarão pelo treinamento os auxiliares eleitorais da Capital. Nesta quinta-feira, 20, pela manhã, a reunião será com os convocados para Balcão de Atendimento e Apoio de Seção Eleitoral, e à tarde, Administradores de Prédio, Apoio de Administradores de Prédio e Apoio de Local de Votação. Já na manhã de sexta-feira, 21, serão capacitados os técnicos de transmissão e à tarde o treinamento será oferecido aos mesários que não puderam comparecer aos treinamentos.

 

Patrícia Sampaio e Maiara Sobral - Jornalistas voluntárias 29a ZE

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido