Agentes da Democracia: 1º Concurso de Redação do projeto é encerrado e envolve mais de 300 alunos de quatro cidades do Estado

Agentes da Democracia: 1º Concurso de Redação do projeto é encerrado e envolve mais de 300 alunos de quatro cidades do Estado

Agentes da Democracia: 1º Concurso de Redação do TRE-TO é encerrado e envolve mais de 300 alunos...
Estudantes de Peixe, na 20ª ZE de Peixe, durante o 1º Concurso de Redação

A Justiça Eleitoral do Tocantins inova mais uma vez ao estimular a criatividade, contribuir para o exercício da democracia e a conscientização política dos jovens eleitores do Tocantins com a realização do 1º Concurso de Redação do Projeto Agentes da Democracia, que encerrou nesta sexta-feira (21/9), na 20ª Zona Eleitoral com a participação de mais de 300 alunos.

O projeto visa despertar a consciência cívica e a ativa participação do jovem eleitor no processo político brasileiro. Concorrem aos prêmios: 150 alunos de Peixe; 100 alunos de São Valério da Natividade; 52 alunos de Jaú do Tocantins e 39 de Sucupira.

No lançamento do projeto, na quarta-feira (19/9), os alunos da Escola Estadual Dom Alano, em Peixe, participaram de palestra com a juíza eleitoral da 20ª ZE, Cibele Belezzia e com os servidores da Justiça Eleitoral que falaram sobre a importância da ativa participação do Jovem Eleitor no processo político eleitoral brasileiro.

A juíza agradeceu o retorno do projeto na 20ª Zona Eleitoral de Peixe e incentivou os alunos a participarem do concurso de redação. “É muito bom participar para se ter visibilidade, pois, das melhores redações será publicado um livro. Imagino vocês alunos, se tiverem uma redação inserida neste livro. Além de participar, é um momento para ter ganho de conhecimento, e também vai nos ajudar a viabilizar o projeto para todo o Estado”, destacou a magistrada.

Também presente no evento, a pró-reitora de Extensão da Unitins, Kyldes Batista Vicente agradeceu a parceria firmada entre o Tribunal Regional Eleitoral e a Unitins. “A possibilidade da publicação de um texto é uma grandiosidade, pois abre muitos caminhos, seja na vida acadêmica ou na vida profissional. Espero que vocês se dediquem nessa escrita do texto e aproveitem a palestra porque cada momento, cada aprendizado vai contribuir para aumentar o nível de argumentação que você vai expor no seu texto”, explicou a pró-reitora.

João Paulo Aires, chefe de cartório da 20ª ZE de Peixe, destacou a iniciativa da realização do concurso de redação pela possibilidade de incentivar a participação ativa nas decisões políticas, na fiscalização e no conhecimento de como se processa e prepara uma eleição. “Acho que esse projeto é muito importante, pois tem levado mais informação diretamente da Justiça Eleitoral para os estudantes, incentivando a participação cada vez maior”, ressaltou.

Israel Chaves, aluno da Escola Dom Alano, em Peixe, disse que participar tanto da palestra quanto do concurso incentiva o jovem a entender o que é política e o que é o processo eleitoral. “Além do mais, a redação nos ajuda a querer mais para o futuro e buscar novos objetivos, não só por causa da premiação, mas por causa do futuro, porque vai ter redação no Enem e pode ser que caia política e, essa redação vai nos ajudar muito buscar esse futuro. Aprendendo aqui fica mais fácil aplicar no Enem”, defendeu.

Ednei Marques, diretor do Colégio Estadual Adelaide Francisca Soares, em Jaú do Tocantins, elogiou a realização do projeto e disse que ele é de extrema importância. “Acho que ele deveria se espalhar por todas as escolas porque ele promove o conhecimento e informações para os nossos alunos. E através dessas informações que os alunos terão a oportunidade de votar conscientemente, sabendo escolher os melhores candidatos para nos representar”, disse.

O Concurso foi acompanhado pela Coordenadora do Projeto, Ana Carina Mendes Souto, pela Pró-Reitora de Extensão da Unitins, Drª Kyldes Batista Vicente e pelo Chefe de Cartório da 20ªZE João Paulo Aires Rodrigues de Lima. Participaram da ação as servidoras da EJE/TO Juliana Bringel e Elisandra Bega com o palestrante Adilson Cunha Silva, Analista Judiciário do TRE/TO. 

Cronograma

Na quarta-feira (19/9), as provas de redação foram aplicadas para os alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Sucupira. Na quinta-feira (20/9) para os estudantes do Colégio Estadual Adelaide Francisco Soares, em Jaú do Tocantins. Na sexta-feira (21/9), as redações foram aplicadas aos estudantes do Colégio Estadual Regina Siqueira Campos, em São Valério da Natividade.

Premiação

As redações serão avaliadas por banca julgadora, o texto com maior pontuação de cada escola participante concorrerá às seguintes premiações: 1º lugar – um notebook e uma bicicleta 2º lugar – um notebook 3º lugar – uma bicicleta 4º lugar – uma bicicleta.

Além disso, as cinco redações com maior pontuação de cada município, totalizando 20 trabalhos, farão parte de uma coletânea que será publicada, na forma virtual, pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido