Agentes da Democracia incentiva inclusão sociopolítica dos alunos da APAE de Palmas

.

Agentes da Democracia incentiva inclusão sociopolítica dos alunos da APAE de Palmas
Foto: Angela Karolline - ASCOM TRE-TO

Para exercer seu papel de promover a inclusão sociopolítica dos cidadãos, a Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou na manhã desta quinta-feira (27/9) mais uma ação de conscientização e cidadania com o projeto “Agentes da Democracia – Formação de eleitores e políticos do futuro”. Desta vez os envolvidos foram os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas. A programação contou com palestra interativa sobre educação política e cidadania, jogo sobre as eleições e votação simulada na urna eletrônica.

A coordenadora do projeto Agentes da Democracia, Ana Carina Souto, agradeceu o convite da APAE para levar a ação aos seus alunos. “A Justiça Eleitoral do Tocantins agradece a APAE de Palmas por receber o Projeto Agentes da Democracia. Agradecemos em nome da Diretora da EJE, desembargadora Ângela Prudente,  o convite e todo carinho com que fomos recebidos por alunos e professores. Destaco que iniciamos esse projeto trabalhando com jovens do ensino regular e hoje avançamos muito ao desenvolver uma ação que é de educação, mas especialmente de inclusão sociopolítica”, disse.

Durante palestra do servidor do TRE-TO Adilson Cunha, os alunos acompanharam informações sobre a importância da participação na política e eleições como instrumento de inclusão.

Charline Zanine, aluna da APAE de Palmas ficou feliz em receber as orientações. "Trazer essa atividade de inclusão e orientações sobre as eleições para nós, alunos da APAE, é muito importante porque muitos aqui não sabem nem como mexer numa urna e nem como se vota no dia da eleição", afirmou a aluna. 

Outro aluno que ficou feliz com a visita da Justiça Eleitoral foi Eurico Rodrigues de Oliveira."Para mim é uma honra e motivo de muita alegria participar dessa ação, espero que voltem mais vezes, a APAE está sempre de portas abertas para vocês, e serão bem vindos a qualquer momento que chegarem aqui".

A inclusão dos alunos da APAE no processo de orientação para o exercício da cidadania foi destacada pela diretora da instituição de ensino, Luziane Pereira. “Trazer essa atividade para a APAE, em primeiro momento, é uma ação de reconhecimento de pessoas. Eles são pessoas comuns que devem participar da construção da nossa cidadania. O que chama mais atenção nesta ação é a materialização de algo que eles convivem, porque eles veem as propagandas eleitorais, os familiares falando de política, mas muitos deles não têm a oportunidade concreta de votar, e esse momento os faz sentir participantes do processo democrático”, ressaltou.

O agradecimento também veio da presidente da APAE, Aparecida Guedes. “Hoje é um dia muito importante para a nossa instituição, um aprendizado e uma aula para todos nós. Nos sentimos muito honrados de receber vocês, nossos alunos ficam muito felizes quando tem uma ação diferente e tenho certeza que eles levarão para o resto da vida esse aprendizado sobre eleição”, afirmou.

As atividades do jogo “Eleitor do Futuro em ação”, foram coordenadas pelos servidores Juliana Marques e Dourival Reis.

Agentes da Democracia

Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino.

Já nesta segunda etapa, iniciada em 11 de setembro de 2018, o projeto tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil alunos, em 30 municípios de 17 Zonas Eleitorais.

Equipe da EJE/TO

Participaram da ação os servidores: Ana Carina Souto, coordenadora do projeto Agentes da Democracia, Juliana Marques, Elisandra Bega, Paulo Vitor Gutierrez e José Renato Guimarães.

APAE de Palmas

A missão da APAE é, principalmente, atuar na defesa e garantia de direitos para melhorar a condição de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A unidade de Palmas está instalada na quadra 704 Sul, Alameda 14, lote 2 e atende cerca de 260 alunos, que além de atividades educativas, culturais, esportivas, assistência social e de saúde, também contam com ações de divulgação e conscientização dos direitos da pessoa com deficiência, orientação sobre o papel da família na educação do filho e no contexto social.

 

(ASCOM TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido