Agentes da Democracia: Justiça Eleitoral do Tocantins realiza 1º Concurso de Redação do projeto para envolver jovem eleitor

Agentes da Democracia: Justiça Eleitoral do Tocantins realiza 1º Concurso de Redação do projeto para envolver jovem eleitor

Justiça Eleitoral lança projeto “Agentes da Democracia”

Despertar a consciência cívica e a ativa participação do jovem eleitor no processo político brasileiro está entre as ações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Desta forma, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins, será lançada nesta quarta-feira (19/9) a nova etapa do Projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, com a realização do 1º Concurso de Redação, destinado aos alunos do ensino médio matriculados nas escolas da rede pública localizadas nos municípios de Jaú do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira e Peixe, pertencentes à 20ª Zona Eleitoral do Tocantins.

 

A vice-presidente do TRE-TO e diretora da EJE-TO, desembargadora Ângela Prudente, explicou a importância do 1º Concurso de Redação para o Tocantins. “O concurso visa preparar o jovem para participar ativamente da sociedade, bem como aproximá-los cada vez mais do processo político-eleitoral brasileiro, valorizando e estimulando a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita da língua portuguesa”, explicou.

 

De acordo como o cronograma do Projeto, nesta quarta-feira (19/9), as provas de redação serão aplicadas para os alunos do Colégio Estadual Dom Alano, em Peixe e no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Sucupira.

 

 Na quinta-feira (20/9) será a vez da participação dos estudantes do Colégio Estadual Adelaide Francisco Soares, em Jaú do Tocantins e na sexta-feira (21/9), os estudantes do Colégio Estadual Regina Siqueira Campos, em São Valério da Natividade.

 

As inscrições serão gratuitas e efetivadas após a entrega da redação escrita, em folha modelo disponibilizada pela EJE. O título da redação é livre e deve abordar sobre a importância da participação dos jovens no processo eleitoral e do voto consciente.

 

Premiação

As redações serão avaliadas por banca julgadora, o texto com maior pontuação de cada escola participante concorrerá às seguintes premiações:

1º lugar – um notebook e uma bicicleta

2º lugar – um notebook

3º lugar – uma bicicleta

4º lugar – uma biclicleta

 

Além disso, as cinco redações com maior pontuação de cada município, totalizando 20 trabalhos, farão parte de uma coletânea que será publicada, na forma virtual, pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO).

 

A ação iniciará, como projeto piloto, na 20ª Zona Eleitoral de Peixe, contando com o apoio da juíza eleitoral Cibele Maria Bellezzia e do promotor eleitoral   da 20ª Zona Eleitoral de Peixe, Mateus Ribeiro.

 

Lília Mara – ASCOM – TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido