Agentes da Democracia percorre região sul e sudeste do Estado e conscientiza mais de 800 alunos

Agentes da Democracia percorre região sul e sudeste do Estado e conscientiza mais de 800 alunos

Agentes da Democracia percorre região sul e sudeste do Estado e conscientiza mais de 800 alunos
Agentes da democracia em São Félix

Entre os dias 17 e 21/9, o Projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, percorreu sete escolas das regiões sul e sudeste do Estado, levando palestras sobre educação política e cidadania para mais de 800 Jovens Eleitores do Estado.

Encerrando as atividades da semana, nesta sexta-feira (21/9), a equipe da EJE-TO realizou a ação no Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves, em Barrolândia, município da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte e contou com a presença de mais de 155 alunos.

A mobilização dos jovens eleitores foi iniciada na última segunda-feira (17/9), quando o juiz eleitoral da 3ª ZE de Porto Nacional, Allan Martins, ministrou palestra para os alunos do ensino médio das escolas Santa Rita do Tocantins e Estadual de 1º Grau Boa Nova.  50 alunos participaram das atividades. Na mesma data, em Mateiros, cidade que compõe a 26ª ZE de Ponte Alta do Tocantins, na região conhecida como Portal do Jalapão, 80 alunos da Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas receberam mais uma etapa do Projeto.

Na terça-feira (18/9), foi a vez dos alunos da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em São Félix (35ª ZE/Novo Acordo). 75 estudantes receberam orientações por parte de servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins sobre voto consciente e participação efetiva no processo eleitoral.  Também no dia 18/9, em Araguaçu, (14ªZE/Alvorada), no Instituto Educacional Social Evangélico de Araguaçu, com a participação de 220 alunos.

Os alunos do Colégio Estadual de Aparecida do Rio Negro (35ªZE de Novo Acordo) receberam a ação na quarta-feira (19/9). Ao todo 130 estudantes participaram.

Já nesta quinta-feira (20/9), o Projeto Agentes da Democracia passou pelo Colégio Estadual Beatriz Silva, em Tocantinópolis, que integra a 5ª Zona Eleitoral/Miracema. As atividades aconteceram ao ar livre e contou com a presença de 110 alunos.

Histórico

Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino.

Já nesta segunda etapa, iniciada em 11 de setembro de 2018, o projeto tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil alunos, em 30 municípios de 17 Zonas Eleitorais.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido