Agentes da Democracia: Projeto realiza ação de inclusão para alunos da APAE de Palmas

Agentes da Democracia: Projeto realiza ação de inclusão para alunos da APAE de Palmas

Justiça Eleitoral lança projeto “Agentes da Democracia”
Alunos da APAE de Palmas participam do projeto nesta quinta-feira (27/9)

 

Tendo em vista a inclusão sociopolítica de alunos, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins realiza mais uma ação de conscientização e cidadania para os jovens eleitores do Estado. Desta vez, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio do  Projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro realizará, às 8h30 desta quinta-feira (27/9), uma palestra interativa e votação simulada na urna eletrônica para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas.  A sede da APAE está localizada na quadra 706 sul, alameda 14, lote 02.

Os alunos também irão participar do jogo “Eleitor do Futuro em ação”, que traz de forma dinâmica perguntas sobre o processo eleitoral.

Até o fim dessa semana o projeto ainda percorrerá mais duas cidades para atender uma média de 260 estudantes do Ensino Médio. Nesta sexta-feira (28/9), participam da ação os alunos da Escola Estadual Padre Gama, em Monte do Carmo, às 9h30. No mesmo horário, o projeto será desenvolvido para os estudantes da Escola Estadual Fulgêncio Nunes, em Chapada da Natividade.

Cronograma

Cumprindo o cronograma do Projeto, de 11 a 21/9,  a equipe da EJE já orientou uma média de 2.465 alunos de 22 cidades do Estado. 

Nesta segunda-feira (24/9), as ações de conscientização foram realizadas para os estudantes do Ensino Médio da  Escola Estadual Carneiro de Brito, em Tocantinópo eleitoral da 17ª ZE, Gerson Azevedo,  finalizando na Escola Estadual Joaquina de Sena Leite, em Combinado, com a participação do juiz eleitoral da 22ª ZE de Arraias, Márcio Ricardo Ferreira. Nas quatro cidades, o projeto contemplou uma média 300 alunos com palestra e aplicação de jogo com perguntas e respostas sobre  o processo eleitoral.

Dando continuidade ao projeto, na terça-feira (25/9), os alunos do ensino médio do Bico do Papagaio foram contemplados com a ação desenvolvida no Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, em Esperantina,  com a presença da juíza eleitoral da 10ª Zona Eleitoral, Nely Cruz  e também na Escola Estadual Irio Oliveira de Souza, em  São Sebastião do Tocantins. Nas duas cidades, uma média de 140 alunos foi atendida.

Já na região sul do Estado, em Conceição do Tocantins, na terça-feira (25/9), 90 alunos da Escola Estadual Coronel José Francisco de Azevedo participaram do projeto. 

Histórico

Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino.

 

Já nesta segunda etapa, iniciada em 11 de setembro de 2018, o projeto tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil alunos, em 30 municípios de 17 Zonas Eleitorais.

 

Lília Mara – ASCOM – TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido